Olá amigo do Criando Sorrisos. Semana de Carnaval!!! Feriadinho, bom para curtir uma folia ou mesmo um descanso merecido. Dando continuidade ao bate papo, para essa semana: os dentes.
São estruturas minerais, resistentes, de coloração que varia do branco ao cinza escuro. Possuem a função de triturar os alimentos em partículas para facilitar a ação de enzimas digestivas do estômago.
Eles apresentam um papel fundamental na fonação e na estética do rosto.
Sua formação: esmalte, dentina e polpa.
É uma estrutura única, mas dividimos didaticamente em coroa e raiz. A Raiz se encaixa no osso mandibular, e nos ossos maxilares, e a coroa é parte que fica “fora” da gengiva, o que mostramos ao sorrir.
Na bateria de dentes anteriores, se encontram os incisivos centrais, incisivos laterais, e caninos, na bateria de dentes posterior, os primeiros e segundos pré-molares e os primeiros, segundos e terceiro molares.
Cada dente possui uma função específica, e o conjunto é responsável pelo sucesso da mastigação, os incisivos cortam, os caninos perfuraram e os posteriores trituram e amassam o alimento.
Por volta dos seis meses de idade até os dois anos e meio, os dentes “aparecem”, esses primeiros dentes são chamados decíduos, conhecidos popularmente por de dente de leite, são em menor número, apenas 20, nessa fase de dentição não há os pré-molares e nem o terceiro molar e serão substituídos por dentes permanentes após sua queda natural.
Os dentes permanentes são 32, a erupção é por volta dos 6 anos, e acreditem, até os 18 anos, esses como o próprio nome diz, não são substituídos e sua perda é irreversível.
Dentes bonitos, não só é uma questão estética, mas de saúde, mantém o funcionamento adequado de nossa mastigação, e nosso sistema digestório agradece!!!
Uma ótima semana! Aproveitem o Carnaval, atenção para as doenças bucais espalhadas por aí!
Até a próxima!
3 Fs
Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/