Olá amigos do Criando Sorrisos!
Hoje quero compartilhar com vocês uma pesquisa que tive acesso esta semana.
Segundo um estudo conduzido por pesquisadores do Centro Médico de Boston e da Universidade de Boston, centenários e seus filhos possuíam melhor saúde bucal comparado com pessoas nascidas na mesma época, sugerindo aos pesquisadores que uma saúde bucal adequada pode ser um indicador importante para a saúde sistêmica e o envelhecimento com mais qualidade de vida.
Pessoas com gengivites, periodontite, perda de dentes, cáries, próteses mal adaptadas, xerostomia, má oclusão, raízes residuais, não conseguem triturar o alimento corretamente dificultando a digestão e a absorção de nutrientes essenciais, o que pode facilitar o surgimento de doenças ou potencializá-las, podemos destacar as doenças cardiovasculares, câncer, e a diabetes.
A perda dos dentes naturais está relacionada a diminuição da ingestão de nutrientes e apresenta séria influência na mastigação, pronuncia e estética.
Realizar check ups regulares, mantendo os dentes e gengivas saudáveis aumenta em até 30% a chance de chegarmos a terceira idade com saúde.
A alimentação está seriamente relacionada a uma vida saudável e longa, uma nutrição adequada melhora a performance mental e física, além da auxiliar no retardo do processo de envelhecimento, manutenção de peso e melhora do sistema imunológico.
Avaliação e acompanhamento de um nutricionista pode ajudar e muito nesse processo.
Evite beliscar entre as refeições, consumir alimentos com alto teor de açúcares, mantenha a higiene oral e visite seu dentista regularmente.
Vamos em frente e os três f’s a todos!!
ACP ODONTOLOGIA
Av Luiz Stamatis, 431 – Lj 24/25 – Jaçanã – SP (dentro do hipermercado Bergamini)
Fone: 11-2241 3658
Olivetti Odontologia
Rua das Rosas 456 Vila Mariana – São Paulo -Sp tel 5061-5287
Silvia Kotinda Odontologia
Av. Timoteo Penteado , 130 – Guarulhos – SP – Tel 2440-6950
Fonte: https://apcdsantoamaro.com.br/pesquisadores-relacionam-saude-bucal-e-longevidade/