Ah!! Qual o melhor momento para uma médica engravidar? Existe isso?
Nos dias de hoje, a grande maioria das mulheres está repensando o momento ideal para engravidar.
Cada dia mais, as mulheres se preocupam com sua ascensão profissional, com a finalidade de garantir sua independência e principalmente sua estabilidade financeira.
Mas em se tratando de médicas, é quase uma regra: engravidamos mais tarde, já que nossa carreira tem como característica formação acadêmica longa (6 anos de faculdade) e pelo menos 3-4 anos de especialidade, o que por si só acaba sendo incompatível com uma gestação, quando ainda somos bem jovens, já que este período é bastante tumultuado em termos de horários devido aos inúmeros plantões, estágios, mais ou menos agitados, dificultando assim uma gravidez tranquila.
Não bastando todos estes fatores, nós médicas temos uma responsabilidade vitalícia: a medicina. E quando temos um filho, assumimos mais uma responsabilidade também vitalícia: a maternidade, ninguém pode ser mãe por você.
Quando a mulher engravida, ela fica exposta a mudanças e deverá preparar-se para isso. As médicas geralmente não querem e não podem interromper suas atividades. Mas, chega o momento de dar à luz!
E aí, doutora?
Quem cuidará de seus pacientes? Sim!! Todas somos substituíveis, porém, somos forjados a cuidar e jamais abandonar nossos pacientes. Chegou a hora de adequar, de forma definitiva, nosso trabalho à nova realidade: a maternidade.
Enfim, paira a dúvida: carreira médica ou gravidez-maternidade?
Duas grandes paixões!
Dois grandes sonhos!
Será que dá para ser quase perfeita em tudo?
E aí eu pergunto: E aí, doutora?