Não é incomum encontrarmos pessoas que morrem de medo de visitar um médico. Mas por quê? Se eu descobrir um problema, não é melhor que seja precoce? Então porque fugir dos check-ups, das consultas de rotina?
As doenças graves, como o câncer, assustam muito, pois as barreiras para tratamentos ainda são grandes e há pessoas que têm pavor do ambiente hospitalar, medo de serem tratadas por mãos não tão acertadas, medo de serem tocadas fisicamente.
Todos esses medos, temores resultam de nossa interação com outras pessoas, que não só também tem medo, mas enfatizam casos de terceiros, contando casos que vivenciaram, situação de doenças graves, o que torna este pavor ainda maior.
Mas qual é o nosso principal motivo de ir ao médico?
O médico não é o culpado pelas doenças, ele não é o vilão, e sim, ele é o melhor caminho para a cura destas doenças. O medo aprisiona. Acabamos, por medo, sendo ilógicos e irracionais, fugindo, desta forma, de sintomas que possam sugerir doenças.
Fugindo, a doença não deixa de existir!
Quem nunca ouviu: “Quem procura, acha!”?
Para nós, médicos, quando os paciente nos procuram, fazemos o possível e o impossível para acharmos a cura e devolver a felicidade de viver.
Médicos são seus aliados, tenha certeza disso!