Os porteiros são muito cobrados pelo cumprimento das normas internas de segurança. Mas quando ministro treinamento e capacitação para colaboradores de condomínios, comumente ouço as seguintes reclamações:
- moradores que querem comodidade não respeitam os procedimentos de segurança
- quando tentamos fazer valer as normas, somos ameaçados de dispensa do emprego
- é comum ofensas e até xingamentos quando visitantes são barrados por se recusarem a passar pela triagem. Pior ainda quando o morador toma as dores do parente ou amigo e também destrata o colaborador da portaria
Mas o que o colaborador ofendido pode fazer diante dessa situação?
É importante entender, que nos casos apontados acima, será a palavra de um contra a afirmação do outro. Geralmente, aquele que ofende via interfone ou pessoalmente, depois nega a prática e ainda chama o porteiro, controlador de acesso, vigilante e até zelador de mentiroso.
A pergunta que não quer calar, é a seguinte:
Como solucionar ou minimizar esse tipo de problema, recorrente em alguns condomínios, residenciais e comerciais?
O melhor caminho sempre é o da prevenção. Acompanhe o seguinte raciocínio:
Certa vez, um amigo síndico me ligou reclamando que não suportava mais consertar danos promovidos por moradores no interior dos elevadores. Imediatamente apresentei a solução, ou seja, orientei o administrador a instalar câmeras de segurança para monitorar o interior dos elevadores.
Depois de alguns meses após instalar câmeras de segurança nos três elevadores do prédio, o síndico me ligou e disse:
“Lordello, é incrível o poder do monitoramento. Depois que instalei as câmeras, os elevadores não foram mais vandalizados e ainda consegui, através das imagens, esclarecer um furto praticado por filho de um morador”.
Podemos usar a mesma estratégia com o sistema de interfonia do condomínio, ou seja, adquirir equipamento para gravação do áudio de todas as conversas, o que é permitido por lei. Ressalvo que é importante comunicar todas as unidades da implementação do sistema.
No momento que for divulgado que passarão a ser gravadas as conversas feitas através do sistema de interfonia e PABX, a tendência é se ter o mesmo efeito da câmera de segurança no interior do elevador.
Em palestras que ministrei para síndicos e gerentes prediais nos últimos 15 anos, ouvi relatos interessantíssimos de problemas que foram evitados e situações controversas que foram esclarecidas com a implementação da gravação do áudio das conversas pelo sistema de interfonia. Esse rico material coletado em áudio serve de base para proteger o bom funcionário e revelar aqueles que não cumprem as regras internas de segurança.
Não podemos esquecer que, normalmente, as empresas de telemarketing, entre outras, gravam as ligações telefônicas que realizam, não somente para garantir qualidade do serviço como também para dirimir dúvidas entre os interlocutores, isso se houver problema posterior.
A legislação prevê que o monitoramento de imagens e de áudio devem ser efetivamente comunicados aos interessados.
Jorge Lordello
Imagem: Freepik