Uma nova regra criada pelo Banco Central para o PIX passou a vigorar em 29.10.21. Agora, quem tem aplicativo de banco no celular deve ficar atento ao realizar movimentações através dessa modalidade.
A inovação está sendo chamada de PIX Instantâneo.
Mas o que é isso Lordello?
Acompanhe o raciocínio: o PIX virou moda entre os brasileiros, pois acelera sobremaneira formas de pagamentos e envio de dinheiro; agora, em segundos essas operações são realizadas. Para utilização do PIX, obrigatoriamente, o usuário teria primeiro que pegar o smartphone e abrir o APP de seu banco. Para realizar pagamento, era necessário abrir site ou aplicativo da empresa da qual estava efetuando uma compra e assim realizar a operação via PIX. Em média, o usuário precisava teclar 7 vezes na tela do celular para completar a operação bancária.
Com o intuito de simplificar a metodologia, o Banco Central criou método onde o correntista irá teclar apenas 3 vezes para efetivação do pagamento de qualquer produto.
Não será mais necessário abrir o APP do banco; foi implementado o chamado “pagamento instantâneo”.
Vamos supor que o leitor deseja fazer um pedido de comida através de aplicativo de determinado restaurante. No próprio ambiente do delivery, o cliente terá a possibilidade de informar sua chave PIX para efetivar o pagamento da refeição sem precisar abrir seu APP de Banco. Mas se o leitor desejar fazer a operação através do APP do Banco em seu celular, poderá continuar fazendo sem problema, ou seja, terá à disposição duas opções de pagamento.
O leitor pode estar querendo me fazer a seguinte pergunta:
“Lordello, essa nova modalidade de pagamento vai trazer mais segurança ou insegurança ao usuário? ”
A resposta é enigmática:
“Ainda não é possível responder essa pergunta. Vamos ficar atentos às manchetes policiais”.
Jorge Lordello
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01: Blog Mastermaq
Imagem 02: Freepik