Jorge Lordello: Novo golpe envolvendo perfis no Facebook 

Se o leitor inseriu número do celular nas configurações do Facebook, leia com atenção este artigo. Identifiquei novo golpe praticado por bandidos digitais. Como normalmente acontece com os crimes desse naipe, a maioria dos autores são jovens e, lógico, com índole criminosa.

Como funciona a armadilha? Marginais fazem pesquisas na rede social Facebook buscando encontrar perfis que estejam expondo número de celular. A próxima fase é verificar entre os familiares e amigos desse perfil quais também possuem número de celular aberto ao público em geral. Em seguida, abrem whatsapp em linha clonada ou com chip adquirido em nome de laranja e instalam whatsapp inserindo a principal foto da vítima escolhida no Facebook. Imediatamente cadastram os seguidores pelos números de celulares levantados e começam a enviar mensagens via ZAP, dizendo não estar conseguindo fazer um pagamento importante pelo PIX em virtude da ocorrência de problema com o APP do banco. Assim, é solicitada transferência bancária para uma determinada conta, assegurando que no dia seguinte o valor será restituido.

Muita gente acaba acreditando na farsa, motivada, principalmente, por verificar pelo whatsapp a fotografia da pessoa que está pedindo o auxílio. Para evitar esse golpe, vou ensinar como alterar a configuração no seu perfil no Facebook.

Inicialmente, entre em “sobre”. Depois, click na opção “informações básicas e de contato”. Vai aparecer o número de seu celular, se você cadastrou anteriormente. Ao lado do número vai aparecer um símbolo. Ao clicar nele, o leitor terá várias opções; acione o “somente eu”, pois assim seu número telefônico não aparecerá para mais ninguém. Por último, role a página até o final e de um “salvar”. Pronto, agora você tornou seu perfil menos vulnerável.

Veja Também  Fernando Calmon: Renovar forças

Jorge Lordello

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens