Todo dia pela manhã, ao abrir meu computador, fico atento em relação a caixa de mensagens, pois a única certeza que tenho é que deve ter chegado e-mail malicioso, ou seja, algum que tem o objetivo de introduzir vírus em minha máquina. Dito e feito, um dia desta semana notei no campo “assunto” o seguinte alerta: “sua caixa de e-mails excedeu o limite de armazenamento”. Em seguida, fui ler a mensagem, que dizia o seguinte:
“O e-mail jlordello@uol.com.br possui a capacidade de armazenamento padrão de 10GB, com possibilidade de aumentar para 30GB ou 50GB. Para isso, é necessário verificar caixa de correio. O bloqueio permanece até a confirmação do e-mail. Durante esse período, caso a conta seja bloqueada, não poderá enviar ou receber novas mensagens até que seja aumentado o limite de armazenamento. Para solucionar o problema, clique em “confirmar cadastro”.
A pergunta que não quer calar é a seguinte:
“O que o leitor faria nesse exato momento?”
Se respondeu “acessar o link para ser direcionado ao cadastro”, a péssima notícia que tenho para lhe dar é que abriu porta para entrada de vírus. A primeira dica de segurança, é verificar o e-mail que lhe enviou a mensagem. No meu caso, foi este: venda@transportgarb.com.br
Tenho, realmente, conta de e-mail no provedor UOL há mais de 20 anos, onde também contrato serviço de antivírus pago para aumentar nível de segurança de meu PC.
Por outro lado, observe que o e-mail que recebi não é do provedor UOL e sim da empresa transportgarb, que nem sei se existe, ou seja, nunca ouvi falar.
Portanto, rapidamente percebi que a tal mensagem eletrônica se tratava de mais um golpe digital. Mas quando o leitor estiver na dúvida, jamais clique no link enviado e não abra anexo. Ligue para o PABX da empresa com a qual possui relacionamento ou entre em contato através do site oficial para certificar-se da idoneidade ou não da mensagem eletrônica sob suspeita.
Jorge Lordello
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik