Ana Lessa: MTC , Acupuntura, Saúde do Trabalhador e as Pics.

 

Em 2018, com o lançamento do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Duque de Caxias vem se destacando na implantação desse novo paradigma de promoção da saúde em várias unidades da rede municipal de saúde. No mesmo ano foi implantado no HMMRC, o Programa de Saúde do Trabalhador de Duque de Caxias, contemplando diversas práticas voltadas para a promoção da saúde dos trabalhadores da rede municipal de saúde. Destacando-se as diversas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Entre elas, acupuntura, auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxabustão além de outras Práticas integrativas tai como, massoterapia, reiki, florais e meditação/Mindfulness. As PICs promovem uma nova cultura de cuidado, fortalecendo o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura. Efeitos das PICs na saúde Contribui para a melhoria da saúde do trabalhador nas unidades de saúde do Município. O processo de implantação das PICs no Programa de Saúde do Trabalhador no HMMRC incluiu a identificação de profissionais capacitados para atendimento com segurança, a definição de infra-estrutura e orçamento, o planejamento da dinâmica de atendimento, dos registros necessários e das estratégias de comunicação. A procura dos servidores pelas PICs oferecidas no HMMRC superou as expectativas. Nos primeiros oito meses foram 625 pessoas atendidas pelo programa, totalizando 7.015 procedimentos realizados. Entre os efeitos e benefícios observados e relatados destacamos a melhoria na convivência entre as equipes; melhorias na qualidade de vida e saúde; melhoria do sono; melhoria do quadro álgico; diminuição da irritabilidade e da ansiedade. Alguns relatos indicaram ainda sensação de alívio, bem-estar e a percepção de maior valorização da saúde do talhador e qualidade de vida dos funcionários do município. Atualmente, o acesso dos funcionários municipais ao Programa de Saúde do Trabalhador pode ser feito através de recomendação do médico do trabalho ou por demanda espontânea. Considerações: Diante dos resultados já observados, ainda que de forma exploratória e empírica, é possível considerar que as PICs possuem grande potencial para atender aos objetivos do Programa de Saúde do Trabalhador, uma vez que traz um olhar diferenciado, integralizado, voltados principalmente para os males psicossociais.

Loading

Veja Também  Flávia Andreoli: 10 curiosidades sobre a França

Respostas de 6

    1. Um lindo trabalho na área de saúde do trabalhador. Temos que valorizar os nossos profissionais e cuidar de quem cuida!
      Parabéns pela iniciativa Ana Lessa.
      ?

  1. Trabalho importantíssimo junto aos trabalhadores do SUS. O município está de parabéns por ações tão inovadoras. Ana Lessa agardecemos por compartilhar esses valiosos conhecimentos.

  2. As Práticas Integrativas tem feito toda diferença no cuidado da saúde do trabalhador, vivencio isso como enfermeira do trabalho. O alívio de dores, a melhora da saúde emocional são aspectos frequentes no uso das PICs. Precisamos estudar, pesquisar e incorporar em nossas vidas o uso das PICs, pois com elas atingimos uma melhor qualidade de vida no trabalho. Parabéns professora Ana por seu trabalho e por promover a multiplicação dos seus cuidados através de seus ensinamentos.

  3. Como a MTC é incrível, e as PICS nos trazem tantos benefícios, assim podemos cuidar da saúde do trabalhador para que eles possam cuidar dos outros, parabéns pela iniciativa e pelo lindo trabalho. ?

  4. Achei muito bom e importante esse olhar para nossos profissionais. É preciso estar bem fisicamente e com o psicólogo equilibrado para atender nossa clientela.
    Ter criado esse núcleo foi de sua importância para nossos profissionais. Parabéns Ana Lessa por essa iniciativa. Obrigada por cuidar de nós!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens