Ane Bueno: Campeonatos Miami Open e Roland Garros

Roland Garros

Miami, metrópole com belas praias, lugares de paisagens contemplativas, arte, boa gastronomia e turismo em alta, à vista disto, a cidade não poderia deixar de participar dos torneios de tênis que são disputados todos os anos em todo o mundo.

A prática desse esporte é bem antiga, a história do tênis teve início no século XIX no ano de 1877 na Inglaterra com o primeiro torneio de tênis na cidade de Londres chamado de Wimbledon. O tênis era praticado inicialmente apenas por amadores com disputas entre clubes, não era possível a participação de jogadores profissionais, por isso denominado “era amadora”, mas em 1968 foi autorizado a participação dos jogadores profissionais que perdura até hoje, com a denominação da chamada “era aberta”.

Atualmente são disputados todos os anos vários torneios de tênis entre eles o torneio Miami Open que nos traz o espetáculo do tênis mundial com participação feminina e masculina.

O torneio em Miami foi fundando pelo ex-tenista Butch Buchholz, que entrou em contato com a ATP e WTA e propôs pagar o prêmio em dinheiro e transferir vendas de bilhetes e direitos de transmissão televisiva em troca do direito de organizar o torneio por quinze anos, as instituições aceitaram e o torneio tornou-se um sucesso.

Em 1965 foi disputado o primeiro jogo em Delray Beach na Flórida, e após essa data em 1986 o torneio migrou para Boca Raton, em 1986 seguiu para Key Biscayne, e por fim em 2019 o torneio instalou-se em Miami Gardens, Hardware Rock Estadium.

O prêmio desse torneio gira em torno de seis milhões de dólares, e oferece maior premiação dentre os torneios de ATP Masters 1000. O recordista é Novak Djokovic com seis títulos, além de ser o primeiro no ranking mundial de tênis, ganhou o maior número de premiações em Miami Open.

Veja Também  Cillo: Na base brasileira o futuro de um gigante

É considerado o quinto Grand Slam, por ser um torneio com todas as características de Grand Slam, com noventa e seis jogadores, todos participantes serem chaves simples, ter prêmios com valores expressivos, pontuação decisiva no ranking mundial, tradição e público, portanto, poderia estar entre os quatro torneios de tênis de Grand Slam.

Este ano o torneio deu início entre 18 e 31 de março, foi a 35 edição do campeonato de tênis, em quadra dura, e estendeu-se por duas semanas.

No entanto, o Grand Slam é o prêmio máximo que um tenista pode conquistar, para isso é necessário participar de quatro torneios consecutivos durante a temporada, são eles Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e Us Open e quando este vence os quatro torneios de tênis na mesma temporada ele recebe o prêmio de honraria do tênis de Grand Slam.

Na história do tênis apenas dois tenistas completaram o Grand Slam sendo eles o Don Budge em 1938 e Rod Laver em 1962 e 1969.

Entre as mulheres o prêmio de Grand Slam foi conquistado por três mulheres sendo elas Maureen Connolly completou o Grand Slam em 1951, Margaret Court conquistou o Grand Slam em 1970 e Steffi Graf em 1988.

A competição dos torneios de Roland Garros é mais complexa que os demais torneios, isso porque além das quadras serem todas de pisos diferentes como grama, asfalto e saibro, ainda o competidor deverá jogar o torneio em melhor de 5 sets, isto é, a duração dos jogos se tornam mais longas, exigindo alta performance e desempenho dos competidores.

O tenista Roger Federer obteve em sua carreira vinte Títulos Grand Slam sendo o primeiro competidor na lista do ranking de títulos Grand Slam, mas nessa era de tenistas ainda não houve quem conseguisse a proeza da conquista do Grand Slam.

Veja Também  César Sacheto: A despedida do craque Podolski

Em 1920 o estádio Roland Garros teve este nome para homenagear o francês Garros, piloto de monoplanos, que disputava na Europa diversas corridas aéreas e pilotou a aeronave Demoiselle, tinha uma condição específica para pilotar essas aeronaves, pois tinha peso leve e era pequeno, ideal para esse tipo de trabalho, dai sua importância para aviação mundial.

O campeonato de Roland Garros no ano de 2019 acontece entre os dias 26 de maio e 09 de junho, em Paris na França e terá a participação de vários jogadores nomeados no ranking mundial de tênis, entre eles estão Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, Serena Williams e muitos outros.

Por fim, quem estiver pela cidade como eu, não perca a oportunidade de ir assistir a esse espetáculo do tênis, pois para quem gosta, a diversão é garantida, principalmente se a final masculina for Nadal versus Djokovic e Serena Willians versus Naoma Osaka.

Espero que gostem desse breve apanhado da história do tênis, e curtam os jogos de Roland Garros, grande abraço a todos e até o próximo encontro.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens