Por acaso, vocês já ouviram falar em “ferrofluido”?
O ferrofluido é um líquido único, magnético. Possui cor preta e contém nanopartículas de ferro que, ao se misturarem com outras substâncias, acabam se transformando em obras de arte. Pode ser usado também na medicina, mecânica e na física.
Mas vocês conseguem imaginar uma escultura ou uma arte com ferrofluido?
Pesquisei na internet e acabei ficando fascinada com a arte que os artistas estão apresentando ao utilizar esta substância.
Simplesmente fantástica, e poderia dizer surreal!
Por exemplo a artista plástica japonesa Sachiko Kodama, criou Esculturas com ferrofluido que se movimentam.
Ela acabou incorporando a ciência com a arte e o resultado foi incrível.
Basta um pedaço de ferro com a forma que a artista imaginar, que posteriormente é banhado por líquido ferrofluido. Podemos observar que se formam pequenas pontas que giram em torno da escultura.
O líquido na superfície sofre algumas alterações, passando do líquido para sólido, tudo isto é controlado pela artista através de um computador.
Outro artista que usa ferrofluido é o fotógrafo suíço Fabian Oefner, que misturou o líquido com aquarela e o resultado foi uma arte única e diferenciada.
As imagens contemporâneas que as lentes deste fotógrafo conseguiram capturar são inovadoras.
Cada dia que passa a ciência, a tecnologia estão mais unidas com a arte, mostrando que a criatividade, a imaginação, a inovação, a pesquisa são ferramentas essenciais para que o artista possa traduzir sua alma em forma de arte.
Agenda Cultural
O QUEBRA NOZES – O espetáculo natalino mais esperado, com muitas novidades. Além do tradicional balé, conta com efeitos especiais circenses, com acrobacias de tecido.
A história de Clara e seu boneco Quebra-Nozes, que juntos viajam para o Reino das Neves onde enfrentarão o Rei dos Ratos.
LOCAL: Teatro Alpha – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
INGRESSOS: www.ingressorapido.com.br
QUANDO: Até 21 de dezembro
ADORNOS DO BRASIL INDÍGENA- Resistências contemporâneas – A mostra traz 200 peças de 23 etnias indígenas, tudo aquilo que os povos indígenas usam como adorno: pintura, objetos, etc, mostrando a identidade de cada um.
LOCAL: Sesc Pinheiros – Rua Pais Leme, 195
QUANDO: Até 08/01/2017 Grátis