O cuidado com o corpo durante a gravidez deve ser redobrado. Algumas mudanças físicas ocorrem no corpo neste momento especial da vida, como o surgimento de estrias e o melasma.
As estrias na gestação se desenvolvem quando há um estiramento da pele e associado a isso, a modificação hormonal também tem um papel importante, como também no aparecimento do melasma. As estrias surgem, geralmente, mais na região abdominal (peri-umbilical), mamas, flancos, coxas e nádegas e costumam aparecer mais no final da gestação, quando o peso da futura mamãe atinge o máximo.
Portanto, é fundamental o cuidado com a pele do corpo e rosto. Os óleos e cremes próprios para gestantes devem ser usados diariamente, e a gestante deve evitar o aumento de peso excessivo. Drenagens linfáticas especiais para grávidas também são excelentes, assim como o uso de meias elásticas auxiliando na circulação e reduzindo o edema, que também provoca um estiramento da pele.
No melasma, a exposição solar aumenta o risco de desenvolver manchas mais profundas ou piorar as que já existem. A melhor prevenção é proteger as áreas expostas ao sol com filtro solar, usar chapéu de aba larga e roupas com proteção UV, além de cremes específicos para a gestação.
Se cuidem futuras mamães!
Até semana que vem
Caroline Pereira
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Freepik