Em termos religiosos vem se instaurando uma imagem de que pessoas iluminadas não sorriam, e ao longo da Bíblia, por exemplo: não se encontra menção de que Jesus um dia deu um sorriso. Assim a imagem sóbria e séria daqueles que possivelmente buscam por uma benção é sempre com expressões de dor, sofrimento, cânticos de lamento sem um sorriso.
Na vida muitas pessoas repetem esta condição ao buscarem suas realizações, preferem falar de seus problemas, de seus desafetos, de suas incertezas e de suas estratégias que não funcionaram. Parece que a tristeza pode conseguir mais que a alegria segundo os ritos de algumas religiões. Talvez este não seja o tom, talvez as pronúncias em latim no inicio das pregações tenha causado a sensação de que devemos ser brandos e submissos ao desejar algo do Senhor e da vida.
Embora a Bíblia não traga relatos de que Jesus sorriu, existem muitas passagens nas quais ele não poderia deixar de sorrir: “Deixai vir a mim as crianças, e não os impeçais, porque deles é o reino de Deus”. É impossível se cercar de crianças e não sorrir com elas, neste momento Ele sorriu com absoluta certeza e mostrou a importância de um sorriso, este que pode ser uma expressão de uma benção ao nosso redor.
Sorrir proporciona endorfina, bem estar e traz vantagens aos sistemas cardiovasculares, respiratório e imunológico, além de aliviar e dar serenidade a qualquer relacionamento que esteja sendo promovido. Procure encontrar em suas atitudes do dia a dia motivos para sorrir, para enaltecer esta possibilidade de fazer as coisas acontecerem de maneira natural e promissora a seu favor. Comece o dia sorrindo, vá ao encontro de alguém sorrindo, feche um negócio sorrindo, use ao máximo esta forma energética de abreviar caminhos para conquistas e bem estar. Sorrir ainda libera no cérebro betaendorfina, quem tem uma boa produção deste hormônio vive mais e melhor.