Na coluna do Circuito ABC de hoje vamos falar de arte.
Quando falamos em exposições, artes e museus, há sempre um interesse que nos move, seja ele relembrar um passado, conhecermos um pouco mais de uma obra, cultura, um artista em especial ou o amor pela arte. Foi assim que escolhi o tema de hoje.
Localizada no Município de Santo André, ABC paulista, a “Casa do Olhar Luiz Sacilotto”, conserva e preserva um acervo com mais de 500 obras da arte contemporânea brasileira.
O nome recebido em 2003 foi em homenagem ao artista, filho de imigrantes italianos que nasceu em Santo André; pioneiro na arte e adepto do abstracionismo.
O imóvel que abriga a casa do olhar foi construído em meados de 1920; seu acervo começou a ser formado em 1968, ano em que foi realizado o primeiro salão de Arte Contemporânea de Santo André e foi oficialmente inaugurada em 1992.
A casa possui obras de importantes artistas no estilo, inclusive as obras de Luiz Sacilotto.
Quem ama e aprecia arte, não pode deixar de visitar esse acervo que ao longo dos anos adquiriu obras de grande importância histórica para a arte no segmento.
O espaço promove e incentiva a produção de artes plásticas; oferecendo em sua programação, exposições, entre elas a bienal de gravura. A Casa também é responsável pelo salão de exposições do paço, pinacoteca e por mostras itinerantes de artes visuais pela cidade. Além de oferecer palestras, workshops, cursos e debates às pessoas que se afinam ao tema, sempre com profissionais qualificados.
A principal atividade cultural da Casa do olhar é o salão de arte contemporânea “Luiz Sacilotto”, que acontece anualmente nos meses de abril e junho, sendo considerada referência no município e na região do ABC.
Vale à pena visitar, a começar pela arquitetura. Recomendo!
Sônia Pezzo
O espaço possui corrimão nas escadas e rampas de acesso. Grupos de estudantes podem agendar visitas monitoradas, é preciso fazer agendamento prévio.
Telefones: (11) 4992 7730 e (11) 4427 5008
E-mail: casadoolhar@santoandre.sp.gov.br
Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André
Atendimento de terça a sexta das 9h00 às 14h00
A noite a partir das 19h00
Imagem: cedida pela colunista.
Uma resposta
Com certeza vamos visitar.. obrigada por dividir com a gente.