Na coluna do Circuito ABC desta semana, abordaremos a importância histórica de um município. Vamos lá? A história de cada local possui um valor inestimável, é ela que nos apresenta a origem de um bairro, município, estado e país. Os museus com seus acervos, utensílios de uso de uma época, objetos pessoais de antigos moradores, peças de mobília, vestimentas e ferramentas fazem parte de cada detalhe da história. Importantes na formação de bairros e municípios, as centenárias construções, casarões e prédios nos apresentam o passado e contam a história de um povo através de sua arquitetura, hábitos e cultura.
A maior parte das cidades foram construídas por imigrantes europeus, temos que reconhecer e valorizar o esforço dos que nos antecederam; em uma época sem muitas opções quase tudo foi feito de maneira artesanal por eles. Visitar museus e cidades históricas é conhecer um pouco mais da cultura regional, além de ser uma viagem através do tempo, obras e construções que nos apresentam histórias reais com as quais podemos ter ideia da forma como viviam, seus costumes e modo de vestir, os museus municipais também contam sobre a origem de um local.
Municípios do ABCD possuem acervos, contam com a ajuda da população; muitos dos objetos, fotos e peças da época foram doados pelos munícipes contribuindo com a história local. A arquitetura e construções do século passado estão presentes em alguns casarões e edifícios espalhados pelos bairros mais antigos. Estas construções mostram com detalhes a beleza e a solidez das mesmas, porém, nem todas são tombadas pelo patrimônio histórico. Infelizmente algumas se apresentam tão deterioradas pelo tempo, que correm o risco de serem demolidas por falta de recursos públicos para restauração, outras vão abaixo para dar lugar a novos edifícios.
Nos dias de hoje, não é difícil ver algumas preciosidades serem demolidas e substituídas por prédios modernos. Penso que em um mundo tecnológico e sofisticado como o nosso, nossas crianças não terão muita base do que é história a não ser pelas contadas em livros ou apresentadas em fotos de documentários. Visitar lugares que nos contam um pouco de como eram as coisas no passado, é interessante para conhecer, aprender, comparar as facilidades que o progresso nos trouxe e valorizar nossa história.
Sônia Pezzo Museus no ABCD Museu Municipal Dr. Octaviano Armando Gaiarsa – Rua Senador Flaquer – Santo André – (11) 4427-7297 Pinacoteca – Rua Kara, 105 Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – (11)2630-9600 Museu Histórico Municipal – Rua Maximiliano Lorenzini, 122 Fundação – São Caetano do Sul (11) 4229-1988 Museu De Arte Popular De Diadema – Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema – (11) 4051-5408
Imagem: Carlos Haukal. Coleção: Dalvira Ribeiro Cangussú, Acervo: Museu de Santo André.