Fascinada por pedras e principalmente por aquelas que são utilizadas em criações exclusivas, fui conhecer a fundo a história que levou Neuza Pinheiro a ter sua própria marca de joalheria. Nos encontramos no Shopping Cidade Jardim em São Paulo para um papo delicioso numa linda tarde de inverno.
Neuza começou como estilista e passou as décadas de 80 e 90 viajando pelo circuito Roma, Paris, Nova Iorque, Milão e Londres e, desde essa época, desenvolvia peças de vestuário inovadoras.
Mesmo tendo seu foco em moda e roupas, Neuza não conseguia disfarçar o fascínio que os adornos e acessórios como colares, brincos e pulseiras provocavam.
Então, em 1998 resolveu se tornar designer de joias encarando o desafio de uma nova, porém fascinante, etapa profissional.
Particularmente, tenho poucas peças clássicas de joalheria e dificilmente escolho uma peça que todo mundo tem e que todos estão usando por aí.
O que me fascina, é a exclusividade, é ter uma peça diferente, é poder sonhar com uma peça, com o formato e escolha das pedras e alguém materializar isso lindamente pra mim.
Neuzinha, já possui um acervo maravilhoso de peças exclusivas mas é capaz de realizar a manufatura de uma peça customizada, de acordo com a minha vontade, o meu desejo, a minha preferência de cores e formatos de pedras. E eu pergunto: isso não é um luxo?
Pensar que o diamante, por exemplo, existe há bilhões de anos na Terra e que somente cerca de 20% de toda a extração deles é utilizada em joalheria, torna tudo mais fascinante e explica o valor atribuído a essa criação da natureza. Sua dureza e resistência fizeram com que se tornassem a pedra símbolo do amor que não pode ser destruído com facilidade e, por isso acabou se tornando a pedra símbolo de casamentos, noivados, declarações de amor, etc.
Apesar de amar brilhantes, minha pedra preferida é, sem dúvida a esmeralda. Curiosamente, meu carro é verde e torço para o Palmeiras, rsrs.
Dizem que a esmeralda era uma gema sagrada na antiguidade e todos a cobiçavam. Além disso, teria o poder de rejuvenescer quem a usa, além de oferecer amor, inteligência e a capacidade de se expressar bem. Tenho bom gosto, não é? rsrs.
Desse papo posso tirar que nunca é tarde para seguir o seu coração e atender aos anseios da alma na escolha de sua verdadeira vocação. O resultado positivo de se tornar designer de joias depois de ser estilista por anos está explícito nas peças e no amor com o qual Neuza dedica as suas criações.
Um beijo, até o próximo domingo e excelente semana a todos.
Dani Mollo
Instagram:
@danimollo
@dm4you
@neuzapinheirojoias
@cidadejardimshopping