Atender pessoalmente nossos clientes não é uma tarefa fácil, porém se você conseguir perceber o perfil de cada um com certeza será muito mais fácil de encontrar o que ele está procurando, não é verdade?
No nosso mercado, que é encontrar imóveis certos para clientes certos, encontramos alguns perfis que são mais corriqueiros. Eles possuem estilo de vida, atitudes e muitas vezes objetivos que se assemelham. Quando o corretor está preparado para o atendimento a esses tipos de clientes, boa parte da venda poderá estar concluída, basta prestar atenção.
O Cliente “Paizão”
Esse tipo de cliente é muito comum e está sempre preocupado com o bem estar dos filhos e da esposa, pensa a todo momento em sua família, quer imóveis amplos para que todos tenham conforto e busca itens de lazer e segurança. Ele tem cautela e paciência para negociar, pesquisa bastante até encontrar o que lhe atende bem.
Para atender esse perfil o corretor deve ser tranquilo e muito paciente, deve manter ótimo relacionamento com a família e lembrar que envolver os familiares na tomada de decisão fará a diferença.
O Cliente “Sabe Tudo”
Já para este perfil de cliente prepare-se, caro corretor, pois ele sabe das coisas e com certeza é capaz de saber mais do que você, e ele adora isso! Muito antenado no mercado, ele mesmo pergunta para te testar e depois ele mesmo responde, super contestador e tem argumentos para tudo.
Para ser assertivo com este perfil de cliente, é preciso muita habilidade e uma paciência acima do normal, desta forma você conseguirá conduzir a negociação com calma e clareza. Peça a opinião dele a todo momento, não seja um professor para este cliente, controle a vaidade dele com jogo de cintura e busque a satisfazê-lo. A tarefa não é fácil, mas quem disse que seria?
O Cliente que “Investe”
Com uma tranquilidade incrível, esse perfil de cliente sempre aparece. Ele é rápido, observador e está acostumado a comprar imóveis, e isso é muito bom. Aproveite! Esse cliente não está procurando nenhum sonho impossível do mercado imobiliário, mas quer saber de números, resultados, benefícios e quanto ele poderá lucrar no futuro com este imóvel. É só nisso que ele pensa.
Par atendê-lo bem, você precisa passar dados concretos e estatísticos, a localização do imóvel poderá ajudar e muito.
Prepare-se, pois você precisa impressionar este cliente e seu nível de conhecimento deverá ser alto sobre qualquer assunto atual, como exemplo a nossa economia e dados da bolsa de valores.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o perfil do cliente imobiliário, você deverá pôr em prática e, claro, contando com suas habilidades pessoais. Boas vendas!
Até Breve!