Com o avanço da tecnologia dos smartphones, a cada dia existe mais gente conectada e usando o celular pra fazer quase tudo. Recentemente o serviço de mensagens Whatsapp divulgou que mais de 100 milhões de brasileiros utilizam o aplicativo diariamente para troca de mensagens, fotos e vídeos. É uma das formas mais práticas e baratas para se comunicar pelo smartphone.
E graças a esses números, o aplicativo não é utilizado somente para troca de mensagens pessoais, várias empresas já estão de olho e trabalham utilizando o Whatsapp como uma alternativa para o alcance dos clientes. E o mercado imobiliário não fica pra trás, o aplicativo pode facilmente ser usado pelo corretor de imóveis na negociação e venda de imóveis para um cliente.
Além da possibilidade de venda, o Whatsapp é um ótimo canal de relacionamento e atendimento ao cliente, e por isso juntamos algumas dicas de como otimizar a utilização dessa ferramenta inovadora.
– Pergunte ao cliente – No primeiro contato com o cliente, pergunte se ele aceita que o corretor de imóveis o contate pelo aplicativo, é essencial que o cliente aprove esse tipo de comunicação, ao deixar de perguntar, o corretor de imóveis corre o risco de se tornar inconveniente caso simplesmente mande uma mensagem ao cliente desavisado.
– Mantenha a postura – Por mais que o uso do aplicativo gere uma maior aproximação entre corretor de imóveis e cliente, mantenha sempre uma postura profissional, seja educado, escreva corretamente e evite o uso de emojis. Mas cuidado também para não parecer rude e mal-educado nas mensagens, as vezes na comunicação escrita, alguns signos de linguagem podem confundir e dar o tom errado nas mensagens.
– Não seja inconveniente – Cuidado com as mensagens que manda para o cliente, e atente – se também ao horário que suas mensagens serão enviadas. Mandar texto ou foto fora do horário comercial pode passar uma imagem de corretor inconveniente, mesmo que o seu cliente não possa ver o aplicativo no horário comercial, a mensagem ficará armazenada para que ele possa ver no horário mais confortável pra ele, só fuja a regra se o cliente o contatar fora do horário normal, mas mesmo assim, não exagere, tenha bom senso.
– Sua imagem também é importante – Mesmo que o corretor de imóveis use o mesmo número de trabalho para fins particulares, evite fotos de perfil que possam passar uma imagem pouco profissional, uma foto de fácil identificação e com perfil mais sério ajuda na aproximação com o cliente.
– Agilidade faz diferença – Se o cliente permite a negociação pelo aplicativo de mensagens ele provavelmente vai querer agilidade no atendimento. Essa talvez seja uma das dicas mais importantes, não adianta nada seguir as regras que citamos acima e deixar o seu cliente por horas sem resposta, aproveite todas as facilidades que o aplicativo oferece para isso. O Whatsapp pode ser usado também pelo computador por meio da aplicação Whatsapp Web, que é só acessar do navegador do seu pc e validar o acesso pelo QR code no aplicativo. Essa aplicação é bem útil no caso de corretores de imóveis que passam o dia na frente do computador, facilitando o envio de arquivos e mensagens mais longas.
A tecnologia está aí para ser usada, aproveite as dicas e crie novas formas de aproximação e negociação com o seu cliente.