A cada dia, mais profissionais estão aderindo ao Inbound Marketing para se diferenciar dos seus concorrentes e se posicionar como referência em suas regiões de atuação.
Ao começar a desenvolver campanhas de Marketing Digital, muitos Corretores de Imóveis, Imobiliárias e Construtoras não conseguem definir ao certo em quais canais digitais estarão presentes, pois as opções são muitas:
- SEO – Rede de pesquisa
- Google Adwords – Rede de pesquisa
- Google Meu Negócio
- Facebook Ads
- Redes Sociais
- Portais Imobiliários: (VivaReal, ZapImóveis e outros)
- Email Marketing
- Facebook Remarketing
- Google Adwords – Display Remarketing
Leia este outro artigo Análise SWOT de Táticas de Marketing Digital para entender melhor a diferença entre cada canal.
Para definir quais anúncios, campanhas e conteúdos serão realizados, é necessário conhecer muito bem o seu público e o comportamento das pessoas dentro do processo de decisão.
Se esse estudo for bem realizado, você terá resultados vendendo imóveis na internet.
Aqui, na P10 Imob, a primeira Agência de Inbound Marketing especializada no Mercado Imobiliário, utilizamos de PERSONAS para identificar quais objetivos essas pessoas têm e por qual tipo de desafios irão passar para atingir suas expectativas.
Entender bem o seu cliente é essencial. E saber quais são seus clientes ideais é mais importante ainda.
Cliente ideal é aquele que tem perfil para comprar com você, em algum momento. Você pode posicionar sua marca aonde eles estão e publicar informações úteis para que seja possível atrair e reter os clientes dentro de suas campanhas online.
E por que isso é importante?
No mercado imobiliário, o cliente passa por um longo processo de decisão. Ele pesquisa e consulta informações durante quase 2 anos para que chegue no momento final da escolha de compra.
O grande desafio é manter esse público em Comunicação Digital com a sua empresa ou marca pessoal para que seja possível para ele perceber você como referência.
Se quisermos passar 2 anos enviando imóveis para todo nosso público, vamos gastar uma grande verba de Marketing Digital e não vamos ser muito bem percebidos pelas pessoas. Você vai depender de SORTE para vender.
No primeiro mês, vamos gastar muito e pode ter algum Retorno de Investimento. No segundo mês, já teremos perdido comunicação com boa parte da lista de e-mails e estaremos sendo CHATOS em nossos anúncios, para a maioria das pessoas.
Com o tempo, ninguém mais estará recebendo seus e-mails ou clicando nos seus anúncios. Afinal, nenhum deles estava no momento de comprar. Você não foi interessante para ninguém.
Mesmo que você faça anúncios na rede de pesquisa do Google Adwords, ou até mesmo use segmentação por comportamento no Facebook, você estará CAÇANDO CLIENTES dentro do perfil e tentando achar os que estão no momento de compra.
Escrevi um artigo Corretor Caçador x Corretor Jardineiro, que explica isso melhor. Clique aqui para ler.
Esses clientes que estão pesquisando, tem uma característica: TODOS ESTÃO NO MOMENTO DE COMPRAR. (que bom, né?)
O problema é que você vai enfrentar uma alta concorrência para vender para eles. Essa pessoa que está navegando em ferramentas de pesquisa (Google, Imóvel Web, Vivareal, Olx, Zap imóveis) está com todas as opções na mesa.
Resultado: Você terá um esforço de vendas absurdo para mostrar seu diferencial. Isso se o concorrente não estiver vendendo o mesmo produto que você.
E se eu te disser que você pode atrair e manter relacionamento com TODAS AS PESSOAS que tem perfil de compra e quando elas chegarem na hora de comprar elas vão lhe procurar?
Essa é a principal característica do Inbound Marketing. Ter contexto, ser interessante, útil, agradável e encantar os clientes, posicionando você como referência para o seu público-alvo.
Estamos desenvolvendo resultados incríveis para nossas Imobiliárias parceiras tendo crescimento constante de visitantes no site, alcance e engajamento nas Redes Sociais e resultados em oportunidades de negócios usando Inbound Marketing.
“Inbound marketing ou marketing de atração é uma estratégia de marketing digital na qual uma empresa posiciona sua marca através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. O seu conceito surgiu na primeira década dos anos 2000, com a fundação da Hubspot.”
Como fazemos na prática?
Você precisa veicular nos seus canais digitais conteúdo útil para seu público-alvo e informativo sobre seu mercado. Assim você atrai e educa os seus potenciais clientes, além de agregar valor para os mesmos.
- Conteúdos sobre a região de atuação: Notícias, fotos antigas, história, negócios locais e curiosidades; (esses são os chamados conteúdos de topo de funil e tem o objetivo de atrair seu público e construir a autoridade da sua marca)
- Conteúdos informativos sobre mercado imobiliário: Informes importantes que estimulem seus consumidores; (meio de funil, conteúdos importantes para o processo de decisão do potencial cliente)
- Conteúdos de suporte: Informações sobre contratos, alternativas, financiamentos, como fazer, check lists; (fundo de funil, informações relevantes que a pessoa precisa para tomar as decisões finais)
- Conteúdo da marca: Comunique também sobre a sua empresa, diferenciais, estudos de caso, depoimentos de clientes satisfeitos, história da empresa, equipe; (fundo de funil, matérias sobre a sua empresa e sua marca, desenvolvendo a autoridade da sua empresa com o seu público)
Por que o Marketing de Conteúdo é a estratégia definitiva para Imobiliárias na internet?
- As pessoas na internet têm poder de navegar apenas nas informações que lhe interessam, se você não é interessante, não chama atenção e os internautas não voltam no seu site e nas suas mídias.
- Se o seu canal digital tem apenas informações de imóveis, só vai atrair o público que está no momento de compra e de pesquisa. Enfrentando alta concorrência pois a pessoa está avaliando várias alternativas de produto e ainda não tem uma imobiliária ou Corretor.
- As mídias pagas (Facebook Ads, Twitter Ads, Linkedin Ads e Google Adwords) são ótimas para veicular ofertas, mas no mercado imobiliário é difícil realizar fechamento de leads tão frios. Em paralelo, todos esses canais vão ficando mais caros a medida que cada vez mais gente anuncia nessas plataformas.
- O conteúdo busca chamar atenção do público que está dentro do público-alvo e crescer o engajamento das pessoas com a sua marca, com isso, quando a pessoa entra no momento de compra, ela levanta a mão (solicita contato pelo site) e pede para falar com você.
- Com Marketing de Conteúdo você atrai e mantém relacionamento com seu público antes mesmo dele entrar no momento de compra, por isso você constrói uma campanha diferenciada e colhe resultados exponenciais a médio e longo prazo.
Conclusão
@Corretor de Imóveis
Se você está começando no Marketing Digital Imobiliário, você deve se familiarizar com o Inbound Marketing urgentemente.
@Diretor Imobiliário
Se você já desenvolve campanhas de Marketing Digital para sua Imobiliária ou Construtora e quer otimizar ainda mais seus resultados, pode ser interessante alavancar seus resultados com a minha Consultoria.