Como tema de hoje da coluna decidi abordar algumas estratégias para diminuir o estresse causado por barulhos excessivos.
Cães e gatos apresentam seu aparelho auditivo muito mais sensível quando comparado ao dos humanos e em épocas de eventos como Copa do Mundo, jogos e Réveillon, onde algumas pessoas ainda insistem em utilizar fogos de artifício para expressar suas alegrias, os mesmos acabam sofrendo muito podendo até, em casos extremos, virem a óbito, como no casos de animais cardiopatas ou epiléticos.
Alguns artifícios podem ser utilizados a fim de minimizar este problema como o uso de algodão nos condutos auditivos, alguns medicamentos veterinários fitoterápicos que contenham em sua formulação o triptofano e, em casos extremos, o uso de medicamentos ansiolíticos. Lembrando que para esses casos o medicamento deve ser obrigatoriamente prescrito por um médico veterinário, pois uma dose excessiva do mesmo pode ser prejudicial para seu mascote.
Uma outra alternativa que tenho indicado para meus pacientes com muito sucesso é o uso de faixas compressivas pelo corpo. Abaixo segue um modelo explicativo que pode ser facilmente feito em casa com o uso de uma roupa usada, por exemplo.
Bom, espero que essas dicas possam ser úteis e vamos torcer para que a liminar que permite o uso de fogos com estampidos seja revogada novamente.
Boa semana a todos e até semana que vem!!