Quero em nosso bate-papo de hoje te fazer uma pergunta, na verdade essa é uma das minhas principais estratégias de abertura de treinamentos. Eu gosto de abrir algumas conversas com perguntas porque trago à tona, para quem está comigo, que talvez ele mesmo já tenha algumas competências ou no mínimo já viveu alguma experiência que será significativa para o aprendizado que desejo trazer com a conversa ou treinamento.
Nesse texto quero falar sobre a necessidade dos desafios, quero que você pense: “Como você vem lidando com os desafios que surgem na sua vida?”. Talvez você possa lembrar como lidou com alguma adversidade que surgiu, quando teve que fazer alguma mudança significativa ou quando simplesmente decidiu viver algo novo. Pense um pouco, busque lembrar qual é a sua sensação quando está prestes a passar por um desafio ou quando está no meio dele. “Qual é a tua sensação?”
Guarda essa sensação e vamos conversar um pouco no entendimento da importância desses momentos em nossa trajetória. Eu sinto, conversando com muitas pessoas que passam por treinamento comigo, que existe uma significação completamente equivocado sobre os desafios da vida. É claro que tem situação que não gostaríamos de passar e que quando passa desejamos nunca mais passar. Porém em todas essas experiencias, quando passamos por elas, identificamos um fortalecimento de nós mesmos. Quando passamos por uma jornada desafiadora e saímos dela, independente do resultado, sairemos com uma série de aprendizados. Pode-se perceber que existem desafios hoje que você supera de forma simples, mas que houve um tempo que eles já te tiraram o sono.
Quando você encara o desafio, vai passar por provações de conhecimentos, comportamentos e até mesmo emocionais. Vai perceber quem são seus aliados e inimigos, ou seja, quem esta do seu lado e quem não está nem aí com o seu momento. No meio do desafio é muito provável que vai dar de cara com você mesmo, suas verdades e crenças absolutas, que muitas vezes já não servem mais. Mas também começará a ter uma série de recompensas, ganhos e percepções de capacidade: “Nem eu acreditava que era capaz de suportar tudo isso”, por exemplo. Depois de tudo isso, passando o momento mais profundo do desafio, você começará a voltar aos poucos a sua rotina de dia a dia, mas vai perceber que já não é mais o mesmo, e não foi o ambiente que mudou, e sim você.
Dentro dessa trajetória da Jornada do Herói e comparando aos desafios que encaramos na vida, percebo que são exatamente esses momentos que nos fortalecem e nos preparam para os próximos desafios.
O que eu estou dizendo? Quando você estiver passando por algo muito difícil e desafiador, entenda que ele vai passar, provavelmente não será fácil, mas ele vai passar de um jeito ou de outro. E aí quando tudo isso passar reconheça os aprendizados que absorveu, que com certeza te fortaleceu. Dessa forma acredito que você vai olhar para alguns desafios na vida e irá escolher encara-los; porque saberá que será uma grande oportunidade de aprendizado.
Então, topa o desafio?
Fabio Abate
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01 e 02: Canvas
Imagem 03: Rock Content
Imagem 04: Rachid – arquivo pessoal (montagem com frase autor desconhecido)