Com origem no latim thema, a palavra tema significa “o assunto de que se trata ou que se quer desenvolver (numa obra ou num discurso, por exemplo); o conteúdo ou a proposição de uma certa mensagem, publicação ou evento” (https://conceito.de/tema). E quanto melhor se desenvolve o tema, melhor se passa a mensagem desejada, seja para o leitor (de um texto) ou para o telespectador de uma obra de televisão. O adereço, como já começamos a ver na semana passada, é ferramenta importantíssima neste desenvolvimento.
Observem, por exemplo, o slide de capa desta coluna que mostra o cortejo do “Gran Circo Brasilis” pela pequena cidade de Ventura, na novela “Chocolate com Pimenta”, de 2004. Com a verdadeira alma de um palhaço, Jorge Fernando, o próprio diretor da novela, encabeçava o desfile, anunciando a chegada do circo com um megafone antigo de lata, do alto de uma carroça enfeitada, levada por dois cavalos brancos.
Foram ao todo 90 participantes, dentre eles 60 figurantes e 30 artistas circenses verdadeiros, todos caracterizados para a novela. As cores amarela e vermelha predominavam, compondo o figurino e também os adereços circenses como malabares, monociclos, aros, plumas, flores, tecidos, fitas e bandeiras. Uma bandinha animada entoava a marcha que atraía a cidade curiosa. Um verdadeiro espetáculo!
E como é prazerosa a Produção de Arte de um Circo! Alguns anos mais tarde, na novela “Araguaia”, 2011, o circo teve papel fundamental no folhetim. O “Gran Circo Tenório” era modestamente formado principalmente por Terê Tenório (Thaís Garayp), seu filho querido Neca (Emílio Orciollo Netto) e o foragido da justiça disfarçado de palhaço, o Pimpinela (Nando Cunha).
A trupe viajava pelo interior do Brasil em uma carreata de lindos carros de época, devidamente paramentados (vide comboio completo na coluna “O Design Gráfico nos Veículos de Cena” do dia 13 de julho de 2017, http://portaldoandreoli.com.br/fe-bedran-design-grafico-e-veiculos-de-cena/)
Apesar de ser uma novela atual, a decisão de imprimir um ar retrô ao modesto Gran Circo Tenório, ajudava a traduzir a nostalgia do tempo em que o “grande espetáculo de picadeiro” viveu seus tempos áureos. Não só os carros, mas todos os adereços circenses foram desenvolvidos sob este ângulo vintage. Um charme!
E viajando para o outro lado do mundo, existe melhor tema do que o de novelas sobre culturas internacionais diferentes da nossa? Estas são um “prato cheio” e delicioso para a Produção de Arte.