Um dos momentos mais desejados da maternidade é a preparação do quartinho para a chegada do bebê. Principalmente no primeiro filho, a mamãe se preocupa demais com cada detalhe da decoração. Mas será que tudo está mesmo sendo observado?
Cada cantinho é milimetricamente pensado, porém o foco principal deve ser o conforto e a segurança da criança. Por isso, vamos a algumas orientações importantes de serem seguidas na preparação do ambiente que receberá seu tão precioso filho.
Primeiramente, o ambiente deve ser sempre bem arejado, sem umidade e com exposição ao sol durante o dia para ser considerado ideal. A temperatura não deve ser nem muito quente nem muito fria, mas estável e confortável. Nada de direcionar o ventilador, ar condicionado ou aquecedor direto no berço. Posicione para o ambiente.
Lembre-se que o quartinho é o local do bebê, onde ele deve se sentir confortável e seguro, por isso excesso de objetos não é necessário nem indicado. Nada de muitas cortinas, tapetes, enfeites ou brinquedos que favoreçam o acúmulo de pó. Tudo que puder ser lavado facilmente é sempre mais prático. Além disso, prefira móveis e objetos de fácil higienização. Não se esqueça de incluir um trocador e uma poltrona confortável, além do berço.
Aliás, quando se fala em tendência de decoração de quarto infantil, atualmente estão muito na moda ambientes minimalistas, com tons neutros ou pastéis e poucos objetos. Vale a pena seguir esse movimento quando se trata de conforto e prevenção. 😉
Agora vamos falar do berço? Esse é o principal ponto quando falamos em segurança do bebê. Posicione-o longe da janela, mesmo que haja uma rede de proteção. Opte por um estrado firme, feito de uma só peça de madeira e com altura ajustável. A posição mais baixa é sempre mais segura. Grades arredondadas com distância de 4 a 6 cm entre elas, e devem ter uma altura mínima de 60 centímetros, a partir do colchão. Este deve ser preferencialmente de espuma, plano, não deformável, e mais para o duro. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a densidade D18. LEMBRE-SE: não deixe nenhum espaço entre o colchão e o berço para evitar acidentes com o bebê.
Diferentemente da foto em destaque na matéria, dentro do berço SOMENTE O BEBÊ, ok? Evite objetos dentro do berço, como almofadas, travesseiros, babás eletrônicas, protetores ou brinquedos de qualquer natureza. Cobertas também não são indicadas. O melhor é sempre colocar no bebê uma roupa adequada à temperatura ambiente. Nos dias frios, opte por pijamas quentinhos, com pezinhos, para não necessitar de cobertores.
Agora uma informação que pode parecer banal para algumas pessoas, mas é fundamental para mães de primeira viagem que estão um pouco perdidas com a chegada de mais um membro na família. O bebê DEVE frequentar outros ambientes da casa. Durante o dia, coloque-o no carrinho e retire-o do quarto para que ele entenda o que é dia e o que é noite. Até mesmo as sonecas podem ser feitas em ambientes não totalmente escuros ou silenciosos, mas calmos. Aproveite para arejar o quarto, abrir as janelas e fazer a limpeza necessária no dormitório.
Nos momentos que a criança estiver acordada procure interagir com ela. Passear com o bebê no colo pela casa, conversando ou cantando para ele é fundamental para aumentar a interação e proporcionar estímulos eficazes para seu o desenvolvimento.
À noite, depois de checar todas as orientações acima, coloque seu bebê para dormir, preferencialmente sem incidência de luz para favorecer a secreção da melatonina.
Espero ter ajudado vocês a melhorar o ambiente que seu filho dorme ou irá dormir. Na semana que vem tem muito mais!! Até lá!
Fonte:
ESCOBAR, Ana. Boas-Vindas, bebê 1: do nascimento aos três meses de idade – 1ª ed. – São Paulo: Principium, 2014.