Fim de ano é sinônimo de muitas celebrações. E, claro, as crianças não ficam de fora.
O Natal das famílias costuma ser especialmente preparado para elas. Mas e o Réveillon?
Esta festa é mais agitada. Geralmente, estamos entre amigos ou familiares que buscam casas na praia ou festas de rua para curtir a passagem de ano. Porém é preciso ficar atento à algumas dicas para não passar aperto com os pequenos.
A primeira orientação é em relação aos fogos de artifício. Definitivamente, eles não combinam com bebês. O barulho pode assustá-los, portanto mantê-los distante num local mais tranquilo e com protetores auriculares é o indicado.
Já os maiores, em média aos 3 anos, já compreendem e desejam ver o foguetório. Uma soneca mais para o fim da tarde e um lanchinho antes da ceia de Ano Novo podem ajudar a prolongar a disposição até o momento da virada.
O importante é que a criança mais velha sinta-se segura, e se isso não acontecer não force a situação. Afaste-a do barulho e, quem sabe, no próximo ano ela aproveite mais!
Fique atento à aglomerações em praias e outros locais, pois crianças se perdem facilmente. Como disse anteriormente, mantenha uma distância mais segura possível dos fogos também, pois o barulho pode causar perda auditiva temporário ou irreversível. O mais prudente é se afastar.
Comidas pesadas (carne de porco, frutos do mar etc.), típicas desta época do ano, não devem ser ofertadas às crianças, principalmente aos menores de 1 ano. Não é o momento de oferecer novos alimentos, portanto siga na alimentação habitual e a orientação do pediatra. Hidratação nesta época do ano é fundamental. Tenha suquinhos, água e água de coco sempre por perto para oferecer aos pequenos.
Roupas leves e confortáveis são essenciais. O Ano Novo acontece no verão brasileiro, portanto quanto menos babados, golas e tecidos pesados, melhor a criança se sentirá nas festividades.
Por fim, lembre-se de que se tratam de crianças. Elas se cansam, geralmente seguem uma rotina de sono e de alimentação e por isso podem não aguentar esperar. Respeite o cansaço delas e deixe sempre um espaço tranquilo para que ela possa dormir, caso deseje.
Para os recém-nascidos e nos primeiros meses de vida, a sugestão é evitar multidões e fogos de artifício. Deixe a farra para os próximos anos. É mais seguro e saudável para seu pequeno.
Seguindo essas dicas, seu Ano Novo e de sua família será muito mais feliz e sem estresse.
Desejo a todos vocês um 2018 repleto de paz, amor, harmonia, saúde e prosperidade. Que as bençãos de Deus alcancem você e sua família em todos os dias do Ano Novo.