O mês de novembro foi escolhido para a sensibilização da sociedade sobre o nascimento de bebês prematuros.
No Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem antes da hora, todos os anos, segundo o Ministério de Saúde. Ou seja, a cada ano, 12% dos nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação.
Dentre as causas da prematuridade estão gestação na adolescência, tabagismo, gestação múltipla, hipertensão e diabetes gestacional.
Esses bebês, quando nascem, necessitam de cuidados especiais, geralmente em uma UTI Neonatal, para que possam completar o desenvolvimento de órgãos que não estão totalmente formados, como cérebro, pulmões, coração e pele. Somente quando estão aptos a respirar sozinhos (sem aparelhos), quando ganham peso, crescem e conseguem mamar adequadamente é que recebem alta hospitalar.
Porém, não são só eles que necessitam de ajuda. O apoio aos pais, que têm que se separar de seus recém-nascidos por certo período, é fundamental. Geralmente, as maternidades liberam o acesso dos pais para acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e incentivam a participação deles na rotina e procedimentos, sempre que possível. Esta é uma iniciativa que contribui, e muito, para a saúde e mais rápida recuperação das crianças.
Mas é possível evitar a prematuridade? Sim!! A melhor forma é realizando um pré-natal adequado, com pelo menos uma consulta mensal no obstetra, desde a descoberta da gravidez. Isso aumenta as chances de descobrir possíveis problemas durante a gestação ou com o desenvolvimento do feto.
Um bom pré-natal reduz a mortalidade infantil e mantém a saúde da futura mamãe.
Vale a pena conscientizar a todos sobre a importância de apoiar as gestantes, seja no serviço público ou privado, para que o pré-natal seja eficaz e acessível a todas elas. E isso não somente no chamado Novembro Roxo, mas durante todo o ano.
Contem conosco nesta luta por essas famílias tão especiais que recebem esses pequenos guerreiros para cuidar e superar obstáculos juntos! <3
Até semana que vem!