Talvez a coisa mais importante para um músico é ouvir música e é a partir daí que você irá desenvolver seus gostos, linguagem e sua percepção musical, através das influências musicais.
É fundamental que o ouvinte tenha boas referências, pois é a partir dela que ele se desenvolverá e futuramente criará sua própria identidade sonora.
Minha história começou no Rock e com o passar do tempo foi passeando por outros estilos, então me considero um músico eclético que possui a “alma” no Rock. Digo alma quando sinto minha energia fluir, e comigo isso acontece principalmente no Rock, o que não significa que eu deixe de ser um profundo admirador de outros estilos musicais.
Quando fui cursar a faculdade de música, comecei a descobrir as preciosidades da nossa música brasileira e também do jazz! A liberdade nas improvisações, nos arranjos e a delicadeza de uma melodia muito bem acompanhada por cadências de acordes coloridos. A partir daí fui me transformando como músico tentando sempre manter a minha essência que amadurece a medida que busco novas informações e volto para o meu estilo de formação.
A dica que deixo para vocês pode parecer simples, mas de suprema importância: de nada adianta praticar 6 horas por dia de acordes e escalas se você não ouvir música. Ouça, tente reproduzir e esteja bem acompanhado na sua playlist.
Mande um e-mail para renatogeorgeroscani@gmail.com se você procura referências para estudo e/ou apreciação musical.
Desejo um ano mágico para todos. Até semana que vem!