Gisele Farina: Peça O Inoportuno

Caros leitores a dica desta semana é uma estreia no teatro pra lá de especial: O Inoportuno (The Caretaker), de Harold Pinter (1930-2008). A montagem acumula vários prêmios importantes.  O protagonista Daniel Dantas, foi Vencedor do Prêmio Cesgranrio 2019 de Melhor Ator, o diretor Ary Coslov foi indicado como  melhor diretor e Marcos Flaksman também recebeu a indicação como melhor cenografia.

Escrita em 1959, O Inoportuno estreou em Londres no ano seguinte com enorme sucesso. Foi com esta peça, considerada uma de suas obras-primas, que Pinter passou a ser conhecido e tornou-se um dos dramaturgos mais respeitados e discutidos em todo o mundo, assim permanecendo até sua morte, três anos depois de ter recebido o prêmio Nobel de literatura em 2005. Influenciado inicialmente por Samuel Beckett – e também por Franz Kafka – Pinter foi um dos mestres do teatro do absurdo, expressão criada por Martin Esslin nos anos 50 do século passado. Depois de um tempo, ele desenvolveu um estilo próprio e as características de suas peças são únicas e marcantes, como a ambiguidade, a iminência do desastre, a passagem do tempo, as possíveis verdades e mentiras, as falhas da memória e, claro, as famosas pausas. Tudo isso pode ser visto nesta comédia dramática que aborda a impossibilidade de comunicação, envolvendo personagens marginais e solitários.

Na trama, Mick (Well Aguiar) divide um apartamento com seu irmão mais velho, Aston (André Junqueira), que traz para dentro de casa o velho Davies (Daniel Dantas), supostamente um mendigo, um sem-teto, a quem resgatou numa briga em um bar. Com pena do homem, Aston lhe oferece a casa como abrigo até que ele se recupere, fisicamente, e consiga organizar seus documentos, então extraviados, para dar curso a seu caminho. Ao longo da trama, obrigados a conviver mais próximos do que desejavam, os interesses, mentiras e conflitos vão se revelando e provocando mudanças no comportamento dos personagens, navegando entre amor e ódio, pena e repulsa, solidão e tristeza.

Veja Também  Flávia Raucci: Oração do cavalo

 

Serviço

O INOPORTUNO

Teatro Raul Cortez – Fecomércio (513 lugares)

Rua Dr. Plínio Barreto 285 – Bela Vista

Informações: 3254.1631 

Sextas às 21h30 | Sábados às 21h | Domingo às 19h

 Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Gênero: comédia dramática

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens