Márcia Sakumoto: Japão KAWAII, coisinhas fofas e bonitinhas

Japão kawaii, coisinhas fofas e bonitinhas é a forma descontraída que quebra a seriedade dos japoneses, onde praticamente tudo e todos adoram usar representações fofas e bonitinhas seja no marketing, programas de tv, nas decorações ou no seu cotidiano sem precisar se preocupar com a idade.

Esse conceito teve início em 1970 impulsionando o crescimento da economia que passava por uma crise, a personalização de produtos comuns com animais fofinhos e bonitinhos cresceu de forma espantosa, transformando em um grande negócio que hoje domina o país, pois roupas, restaurantes, cafeterias, carros e caminhões, aviões, trens, ônibus, sinalizadores de obras e pessoas se divertem com os diversos itens kawaii do Japão.

A palavra Kawaii 可愛いé composta por dois ideogramas um hiragana

(kanjis 可愛 e um hiragana), significando aceitável (可)e amor(愛 )compondo a interpretação de algo fofo, bonitinho.

Também usado para elogiar pessoas as japonesas adoram se expressar com essa palavra.

O Japão Kawaii quebrou tabus, pois está superpresente no estilo e visual dos jovens japoneses sem o menor preconceito em expor seu gosto por esses produtos enfeitando seus celulares, mochilas quartos e até seus carros com acessórios fofos e bonitinhos. Além disso animes e mangás surgiram também nessa época fortalecendo ainda mais esse conceito. A gatinha Hello Kitty da empresa Sanrio é o maior exemplo e conquistou o mundo com sua fofura.

No entanto, tudo têm sua dualidade e o lado negativo dessa mania é a tendência da infantilização o que pode prejudicar a formação principalmente das jovens, pois o costume segue com as jovens mesmo na chegando na idade adulta, o que é natural para os japoneses já que alguns cientistas defendem a teoria que olhar para imagens fofas contribui com a melhora de concentração provocando emoções positivas, alegrando as pessoas que possam estar tristes.

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A fixação por personagens no Japão vai além de personagens e mascotes nipónicos, personagens mundialmente famosos também fazem parte da cultura kawaii. Mascotes de desenhos animados, grupos esportivos, prefeituras, pontos turísticos, restaurantes, cafeteiras, eletrônicos, joias e até estampados em trens, ônibus, aviões fazem o maior sucesso no país.

O termo é usado entre as jovens para fotos daquelas máquinas de fotografia instantâneas adesivas em que se escolhe a moldura ou se preferir entrar no clima das lolitas japonesas é só se caracterizar como uma daquelas bonecas com vestidos cheios de babados e chiquinhas nos cabelos. Aquilo que parece algo infantil para o ocidente, é um rentável negócio por aqui, aparentemente inocente, mas controla a sociedade e encanta visitantes do mundo todo.

Essa ideia abriu frentes para outros projetos envolvendo estabelecimentos temáticos que exploram esse conceito, inclusive cafeteria temáticas temporárias são montadas em determinadas áreas, servindo pratos relacionados a personagens queridos mundialmente, e somente é possível visita-las, desfrutar de seus diversos serviços, e do delicioso cardápio personalizado com reservas antecipadas e tempo restrito de permanência, essa concorrência os japoneses adoram, sendo sinônimo de sucesso sempre. Claro que devido a situação mundial por enquanto não sabemos exatamente como ficará esse cenário de entretenimento, esperamos que os espetáculos possam continuar assim que tudo isso passar.

Espero que tenham curtido mais essa curiosidade nipônica!

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Beijos e até a próxima!

Sayonara

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