Quem pensa que vai chegar ao Japão e comer somente anko, (pasta de feijão azuki bastante usada no leste asiático para preparar doces), irá se surpreender!
Os japoneses adoram doces, em 1860 o açúcar chegou ao Japão deixando os japoneses ainda mais apaixonados em criarem e recriarem sobremesas deliciosas, apesar da preferência em teor de açúcar mais baixo, diversas sobremesas ocidentais foram adaptadas ao paladar nipônico e se tornaram sobremesas populares e irresistíveis por aqui. Vem comigo e saiba mais sobre essas delícias.
Crepes
Originária da Bretanha ao nordeste da França essa sobremesa é um tipo de panqueca que caiu nas graças dos japoneses em 1977 no bairro de HARAJUKU em Tóquio quando a panqueca adapta em formato de cone enrolava sorvete, frutas frescas, castanhas, amêndoas, chocolates, nozes, canela entre outras delicias passou a ser comercializada pelo Café Crepe. Anos mais tarde a sobremesa chegou aos foods trucks tornando-se uma sobremesa bastante casual, o que diferencia de sua origem francesa.
Sanduíche de frutas
O popular sando furutsu foi inspirada nos Estados Unidos e sua montagem é basicamente pão de forma sem casca, chantili e pedaços de frutas frescas picadas, normalmente kiwi, manga e morangos. Em cafés da manhã gourmet esses sanduiches são bastante apreciados.
Castella
De influência portuguesa chegou ao Japão por missionários na cidade de Nagasaki, o bolo de pão de ló macio é usado como base para várias outras sobremesas, a mistura base leva farinha, ovos e açúcar podendo acrescentar sabores de chocolate ou chá-verde, delicioso se acompanhado por um chá ou cafezinho da tarde.
Mont Blanc
Sobremesa europeia conhecida aqui como Monburan composta basicamente de creme de castanha e chantili.
Parfait
Essa francesa montada com flocos de milho, sorvete, chantili e frutas frescas traz tanta leveza na sobremesa que talvez seja por isso que é uma das mais populares no Japão.
Gelatina de Café
Chamada de Kori Zeri é uma sobremesa japonesa aromatizada com café servida com sorvete de baunilha, geléia, leite condensado ou chantili. O sabor de café é marcante por ser gelada é bastante refrescante, saborosa e apreciada desde 1900.
Anmitsu
Essa é uma confeitaria japonesa, pequenos cubos de ágar- ágar são acompanhados com Anko, pasta de feijão e ervilha vermelha cozida refrigeradas, cerejas, frutas frescas, damascos secos e sorvete, servida normalmente com uma calda de xarope escura para regar a sobremesa e dar um sabor todo especial.
Hummm... Deu água na boca não deu?
Espero que gostem de mais essa curiosidade nipônica, curte e compartilhe com seus amigos.
Me sigam no instagram @vivendo_nojapao e até semana que vem!
Sayonara