Fazer o planejamento financeiro familiar e cuidar do futuro de quem você ama é algo que nem todos se preocupam da forma devida.
Viver sem um planejamento financeiro familiar é como dirigir o carro sem destino certo. Isso é muito ruim e pode colocar a felicidade da família em risco.
65% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio). Esse é um dado lamentável de 2016.
Nunca deixe as finanças do lar entregues ou à mercê!
Não são raras as brigas entre familiares geradas por problemas financeiros.
Normalmente, os casais costumam jogar a culpa de gastos extrapolados ou renda baixa um no outro. Entretanto, esse não é o caminho. O primeiro objetivo é entender que o erro é coletivo e, assim, a solução também deve servir como aprendizado.
Quando a família começar a falar de dinheiro com o mesmo consenso, tanto os gastos quantos os ganhos serão balanceados de forma saudável.
Mas é necessário que o trabalho seja em conjunto mesmo. Não vale a esposa tentar ser econômica se o marido não consegue poupar e vice-versa.
Assim, além de garantir o bem-estar da família, o planejamento financeiro familiar consegue que as dívidas sejam pagas, além de possibilitar a construção de um patrimônio a médio ou a longo prazo, e isso é importantíssimo para o futuro dos filhos.
Objetivos como a casa própria, carro dos sonhos, entre outros, serão atingidos apenas quando sua família entender o ciclo de riqueza. A maioria das famílias ricas pratica essas três coisas:
GANHAR – POUPAR – INVESTIR
Todos os tipos de ganhos da família representam a renda total. Se essa quantia não paga as contas, só existem duas soluções. E recomendo que adotem as duas:
1. Procure encontrar ideias de renda extra que possibilitem um ganho mensal melhor
2. A segunda é simples. Você precisa cortar custos. Corte tudo o que é supérfluo. Não precisa parar de viver. Mas com certeza existem certas atividades caras que podem ser substituídas por outras mais acessíveis.
Afinal, é dessa equação de ganhos menos gastos que você conseguirá guardar dinheiro. E é aqui que a sua família começa a encontrar estabilidade.
Na próxima semana volto com mais dicas de planejamento financeiro para vocês! Até lá!