Lilian Schiavo: Acredite em você

O ano começa com novidade de vida, novos planejamentos, metas e acima de tudo muita esperança!

A possibilidade de iniciarmos este 2018  lembra um pouco os tempos da escola quando com expectativa e  alegria estreávamos a primeira folha do caderno e com cuidado folheávamos os livros novos e encapados.

Vamos aproveitar para encarar os desafios de cabeça erguida e muita coragem.

Li um artigo da “Harvard Business Review” que entrevistou 57 mulheres CEOs para entender como mais mulheres podem chegar ao topo. As participantes foram questionadas profundamente, com o objetivo de quebrar os códigos destas mulheres de sucesso para ajudar as organizações a identificar e medir o alto potencial das futuras líderes e assegurar um contingente maior de mulheres em cargos de liderança no futuro.

Para atingir sua posição, as mulheres trabalharam mais pesado e durante um tempo maior que os homens para chegar na mesmo cargo. Em média, 4 anos a mais quando comparadas com eles. Elas expressaram algumas frustrações como por exemplo ter que provar que estão aptas e gastar mais energia para atingir os mesmos resultados.

A boa notícia é que mulheres dirigentes alcançam ótima performance e impactos positivos por serem mais colaborativas, dando mais responsabilidade, poder e escopo para a equipe. O que as atrai não é o poder, mas um senso de propósito e o desejo de contribuir com valores e ética; são mais abertas a ouvir e também tem humildade para perguntar e adquirir novos conhecimentos. Transformamos uma aparente fraqueza em força quando pedimos a colaboração da equipe, identificando e reconhecendo os talentos que nos ajudarão a atingir os resultados esperados. Saber trabalhar em equipe é um dom.

Somos mais sensíveis, disciplinadas, focadas e capazes de realizar multitarefas e essas qualidades estão sendo reconhecidas.

Quando ocupamos posições de liderança há uma melhora no desempenho financeiro e uma mudança na postura da empresa. Uma das CEOs entrevistadas expressou o sentimento comum de muitas líderes quando disse que é importante superar metas e obter lucros para os acionistas e sócios mas também é necessário perguntar: O que mais estamos fazendo? Conseguimos criar um impacto positivo na vida dos funcionários e da comunidade?

Com todas estas qualidades porque não estamos ocupando cargos de liderança? Das 57 CEOs entrevistadas, 5 sempre almejaram o cargo, 3 não queriam ocupar essa posição e a maioria se descreveu como altamente focada em atingir resultados, queriam apenas um bom emprego numa excelente empresa e se surpreenderam quando foram convidadas para o posto de presidência… A resposta está em nós mesmas, nos nossos medos, crenças limitantes e baixa autoestima.

É necessário investir na educação, identificar potenciais líderes precocemente e deixar de lado a síndrome de Cinderela a espera de um príncipe encantado e passar a ser protagonista da própria vida.

O mundo está mudando, no ano passado o dicionário Merrian-Webster elegeu o termo “feminismo” como a palavra do ano mais procurada e sua definição é ” a teoria da igualdade política, econômica e social dos sexos ou atividade organizada em torno dos interesses e direitos das mulheres”.  Foi o resultado da onda de denúncias sobre feminicídio, assédio sexual e violência contra as mulheres, finalmente estamos sendo ouvidas e não somos mais invisíveis, e o melhor de tudo, contamos com a participação dos homens na nossa luta por um mundo mais justo.

Tenho esperança e sonhos e acredito que você também seja assim, então te convido a fechar os olhos e pensar qual é o seu objetivo neste ano. Porque ele é importante? Já pensou como fazer para alcançá-lo? Pegue uma folha de papel e comece a escrever os seus passos, estabeleça uma linha do tempo, como obter os recursos, quais os obstáculos possíveis que vc vai enfrentar, o caminho a percorrer até chegar lá.

Imagine também como você vai se sentir quando tiver conseguido, se você vai poder ajudar outras pessoas e fazer o bem, se tudo que você mentalmente projetou vale a pena… Vale?

Então, crie coragem, tenha fé, persistência, criatividade e trabalhe muito até chegar lá, não dê ouvidos para a torcida do contra, se cair levante, não desanime, você pode estar a um passo da sua vitória.

Você pode sonhar ser uma empreendedora, presidente, profissional liberal, uma excelente esposa e mãe, piloto de corrida, astronauta… não importa qual seja o seu sonho, o importante é que a escolha seja totalmente sua!

Eu estarei aqui torcendo pelo seu sucesso e esperando que você me envie sua história.

O ano está apenas começando…

Eu acredito em você, no seu potencial e força! Acredite também!

Uma resposta

  1. Parabéns Lilian, brilhante colocação para início de ano.
    Eu tenho tido a oportunidade de encontrar muitas mulheres de sucesso ao longo da minha carreira, e uma coisa que todas elas tem em comum é saber onde querem ir!
    Uma pessoa sem saber para onde vai é como um barco no meio do oceano, ele pode até ter combustível para ir e voltar da costa muitas vezes, mas se não sabe para onde vai, se não enxerga nenhum destino, se não tem nenhuma forma de se orientar, ele pode ficar rodando em círculos e por mais que se esforce e até ande mais forte e rápido, uma hora vai acabar ficando sem combustível e vai ficar a deriva.
    Assim é a vida de muitas pessoas, entra ano, sai ano e seguem se esforçando cada vez mais e sem obter reconhecimento.
    Espero que neste início de ano, que todos parem para pensar um pouco no que gostariam de ser, de fazer e de ter. Não é necessário já sair os primeiros dias do ano com um propósito de vida, mas precisamos ao menos ter um objetivo.
    Eu fico imaginando quantos planos e sonhos você que está lendo este texto tem. Eu me pego pensando quantas pessoas seriam beneficiadas se você tiver coragem de realiza-lo, quantas pessoas seriam mais felizes e alegres!
    Eu adoro os textos da Lilian, pois quando vocês colocam em prática o que ela nos escreve, muitas pessoas são beneficiadas com isso.
    Te desejo muita felicidade e sucesso neste novo ano… Mas não esqueça, só depende de você.
    Feliz ano novo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens