Mulheres Líderes, é como se definem as integrantes de uma organização Internacional.
A primeira vista pareceu um pouco arrogante, mas comecei a ouvir o que cada uma dizia, eram histórias de superação e lutas.
A maior parte já está na maturidade, conquistaram posições de liderança e agora se uniram com o propósito de lutar para que mais mulheres consigam alcançar suas metas.
Elas abriram caminhos para outras e ensinam a necessidade do associativismo.
Sororidade vem da palavra soror que significa irmã em latim, o que remete à ideia de que para estarmos juntas podemos discutir, brigar como é normal em todas as famílias e também defender uma às outras com unhas e dentes.
Não precisamos ser iguais no vestir e no falar mas devemos exercer a compaixão e empatia .
Entender a dor da outra, sem julgamentos mas com compreensão.
Para ser uma líder é preciso ter humildade para aprender, reconhecer os erros, pedir desculpas quando necessário, ser uma bússola que aponta a direção certa para outras, dar a mão para quem tropeçou ou parou no meio do caminho.
É preciso conhecer a si mesma, respeitar a própria essência, ser verdadeira.
Essas mulheres impressionam pelo olhar atento, pela postura digna e resiliência.
Elas demonstram força quando dirigem suas empresas com visão sistêmica, com a sensibilidade peculiar das mulheres, com intuição… afinal, quem é capaz de ir contra as previsões de uma mãe? Elas nascem com um boletim meteorológico para avisar que vai chover ou que precisamos sair de casaco num dia ensolarado.
O pior é discordar e depois ter que ouvir “bem que avisei!”.
Mulheres líderes ensinam as meninas que elas podem ser o que quiserem, que não há barreiras e que adquirir independência financeira é fundamental.
Essas mães educam os meninos a respeitarem as meninas, a dividir o trabalho doméstico, o que é diversidade, igualdade de gênero e inclusão.
Estas mulheres tiraram fotos do pôr do sol durante a pandemia para lembrar que somos responsáveis pelo planeta, elas lutam por educação, sustentabilidade, justiça e equidade salarial.
Elas têm fé, coragem e são como os bambus, tem raízes profundas fincadas no solo numa referência aos antepassados, o interior oco é para ser preenchido com novos conhecimentos e experiências, estão prontas para recomeços e reinvenções. Durante uma tempestade ou furacão são capazes de se dobrar para não quebrar, são flexíveis.
Mulheres Líderes são as que acordam gratas pelo novo dia, pela oportunidade de cumprirem sua missão.
Elas são destemidas, se arriscam, se reinventam, pensam grande, investem na sustentabilidade e na saúde do planeta.
Elas descobriram que o motor da vida é o amor, o amor por Deus, pela vida, pela família , pelo trabalho, pelo ser humano.
Imagem: Freepik