Márcia Sakumoto: Konnyaku, o alimento curioso do oriente

Konnyaku o alimento curioso do oriente, nunca vi, nem comi e nem ouvido falar, até ganhar um da japonesa uns meses atrás. Ah Japão, comermos e não termos a menor ideia do que é, super comum.

Já imaginou possível saborear uma pasta com apenas 170kcal? E fazer esfoliação com uma esponja 100% biodegradável, rica em antioxidante e sais minerais? Detalhe, tudo vindo de um tubérculo muito apreciado pelo Japão, Coréia do Sul e China. E o que isso tem a ver com konnyaku? Não pare de ler, você vai saber agora.

Seu nome é Konjac, mas a pronúncia dos japoneses costuma modificar muitas palavras mesmo, então por aqui os chamam de konnyaku, esse tubérculo tem uma aparência estranha, meio achatado, horas com cara de batata, horas lembra uma beterraba marrom, como não pode ser consumido inatura por ser extremamente ácido, precisa passar por um processo químico onde seu aspecto se torna um bloco gelatinoso ou em tiras como macarrão, rico em sais minerais e baixa caloria sendo considerado uma fibra alimentar, ótimo na prevenção de diabetes, obesidade, constipação, osteoporose e controle do colesterol entre outros benefícios.

Tradicionalmente podemos apreciar o konnyaku em vários pratos da culinária japonesa, como oden, tama konnyaku, sukiyaki, shabu shabu entre outros. Mas o destaque internacional ao poderoso alimento japonês está inovando a culinária e se tornando o grande amigo das dietas low carb e um excelente detox de intestino, agregando também novas formas ao alimento sendo possível saborear uma pasta carbonara com baixa caloria, misturar – lo ao arroz e desenvolver um delicioso risoto e por que não? O delicioso sashimi de konnyaku. A tabela nutricional indica que cada 100gramas contém: 5 calorias, 0 gordura, 0,1gr carboidrato, 2,2 gr fibras. Maravilhoso!!!O konnyaku após aberto tem validade curta, deverá ser consumido em máximo dois dias, se você gostar de uma textura mais firme coloque-o em água fria e ferva. Se preferir mais macio ferva a água e o acrescente depois, ambos preparos por 3 minutos. 

Veja Também  Lilian Schiavo: Quantas empresas familiares você conhece?

Outra curiosidade desse alimento são as gelatinas assassinas. Imagina você estar no Japão não saber ler uma sílaba em japonês, ao olhar a embalagem de uma gelatina à venda o alerta da não recomendação do produto para crianças e idosos, tenso! Mas é isso, infelizmente essa deliciosa gelatina já asfixiou num período de 13 anos, 17 pessoas. Claro que medidas foram tomadas e mudanças executadas por isso o fabricante alerta.

Não seriam os japoneses se não aproveitassem tudo o que pudessem, assim a fibra vegetal da planta é aproveitada juntamente com argila francesa transformada em esponja facial e corporal 100% biodegradável atuando como esfoliante removendo células mortas da pele e até maquiagem, japonesas e coreanas são enlouquecidas com a esponja konjac. O uso é bem simples, molhe a esponja até ficar fofinha, pois quando seca ela fica parecendo uma pedra, molhe o rosto e esfolie a pele com o sabonete de seu uso diário, massageie com movimentos circulares, enxague e prontinho.

No estado de São Paulo em Mogi das Cruzes já existe apostas no cultivo de konjac, mesmo demorando 3 anos para colheita, produtores dizem valer a pena devido a baixa depreciação. Isso quer dizer que é bem possível encontrar esse poderoso konnyaku, alimento curioso do oriente que vem ganhando espaço pelo mundo.

Até semana que vem com mais curiosidade do Japão!

 Sayonara

Loading

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens