Quer investir em uma startup? Já ouviu falar ser um bom negócio? Mas o que é uma startup?
Nem toda pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Para ser considerada startup a empresa deve ter custos de manutenção muito baixos, com grande potencial de crescimento, produção em escala e geração de lucros sempre maiores, e sem que isso influencie no modelo de negócios.
Ou seja, as receitas crescem em ritmo bem mais rápido do que os custos.
É claro que, para isso, é necessário um bom planejamento financeiro e bons projetos de investimento, principalmente no início das operações. O plano de negócios tem que ser eficiente.
Isso porque o cenário inicial de uma startup é de grande incerteza: não se pode garantir que a atividade negocial da empresa gerará os lucros esperados, vale dizer, se terá alta rentabilidade, e se o modelo de negócios será sustentável. Esta é, inclusive, uma característica das startups.
A informalidade, ao menos num primeiro momento, também rege o modelo das startups: não é preciso seguir muitas burocracias. Porém, um bom contrato social com regras claras e específicas é sempre recomendável.
Há que se ter em mente que o produto da startup deve ser novo. Inovação é a palavra chave para se conquistar um lugar no mercado. E também rapidez no desenvolvimento da ideia. Talvez até por isso a maior parte das startups faça parte do ramo da tecnologia.
A estratégia para que a startup tenha um bom resultado é, assim, pesquisar se a ideia é inovadora, se há demanda no mercado para o produto, e se é possível produzir em larga escala e rapidamente. Tudo isso para que, num futuro próximo, possa se tornar uma grande empresa.
Ficou com alguma dúvida? Quer fazer algum comentário? Sugestão de temas para a coluna? É só me escrever: maidar@aidarfagundes.com.br
Um abraço e até a próxima semana!