Flávia Andreoli: Dicas para curtir o Carnaval com as crianças

Estamos nos início das comemorações do Carnaval e as festinhas infantis já estão bombando por aí.

E para curtir os bloquinhos de rua e matinês nos clubes, separei algumas dicas super bacanas para evitar desconfortos e imprevistos com os pequenos. Dá só uma olhada!

  • O que fazer pra evitar insolação

Evite expor o bebê ao sol. Bebês menores de seis meses não é indicado passar filtro solar. Após os seis meses, deve-se solicitar ao pediatra a indicação do produto mais adequado.

O ideal é proteger o bebê do sol e do calor. Hoje já existem roupas e chapéus com proteção solar. Caso prefira que estejam com fantasias, mantenha-os o maior tempo possível na sombra.

  • Como os pais devem se preparar psicologicamente, o que precisa levar, o que precisa evitar

É importante que os pais entendam que uma festa com tanta agitação e barulho, acaba sim alterando de alguma forma a rotina. As crianças podem ficar mais agitadas, mais cansadas e demorar um pouco mais para adormecer. Eles devem estar preparados e não forçar a folia, se a criança não estiver disposta.

O bem estar do bebê é sinônimo de bem estar na família. Então, respeite os seus limites.

  • O que evitar aglomeração, barulho muito alto?

A primeira coisa é dar preferência para a folia no período da manhã.

Os pais devem estar atentos à segurança do local – bloquinho que não se locomove, por exemplo, são mais indicados. Verificar as passagens e se há bloqueio para carros, etc.

Até os três meses indica-se que o bebê não participe de aglomerações e permaneçam em ambientes mais recolhidos. E mesmo após esse período, procurar levar os bebês quando eles participam e interagem mais, geralmente a partir de seis meses.

Veja Também  Fábio Muniz: “Mamãe, porque nós não moramos no Brasil?”

Locais abertos, para fugir do calor e sem ar-condicionado são mais indicados para a folia com crianças.

  • Os pais devem se preparar pra ir embora a qualquer momento, não durar muito?

Manter a rotina é muito importante, para que não atrapalhe os horários já estabelecidos. Por isso, aproveite para levar as crianças quando acordam ou logo após a soneca da manhã, e de barriguinha cheia. Mantenha os horários de lanche e almoço.

O tempo de folia ideal é de 1 hora e meia a duas horas. Crianças pequenas tem menor resistência, portanto os pais devem estar atentos aos sinais de cansaço, e assim retornar para casa.

  • O que levar de comida?

Quanto à alimentação é primordial a hidratação. O próprio leite materno ou fórmula, água, água de coco e frutas frescas são ideais. O importante é oferecer de tempos em tempos para o bebê não desidratar.

  • O carnaval é importante para os bebês (cognição) ou é só pra descontração para os pais mesmo?

O carnaval deve ser sinônimo de diversão para as crianças. Deixe ela brincar, explorar e encontrar maneiras de curtir a festa. Estar livre para isso contribui e muito para o desenvolvimento cognitivo e físico dos bebês.

Além disso, permitir pausas e descansos para os bebês é fundamental. O descanso também faz parte da diversão e do aprendizado. Levar carrinho ou carregadores é uma excelente dica.

 

 Outras dicas:

  • Após a folia, mantenha o ambiente calmo e mais silencioso para a criança desacelerar, entrar da rotina novamente, e facilitar para pegarem no sono.

 

  • Fantasias mais leves são as mais indicadas por causa do calor. Tecidos mais confortáveis ajudam a tornar a curtição mais prazerosa. Elas também não devem ter cordões ou fitas, para evitar acidentes.
Veja Também  Lilian Schiavo: Lugar de mulher é onde ela quiser

 

  • Fique atento! Se o som alto está incomodando o adulto, também incomoda os bebês. Quanto menor o bebê, maior a sensibilidade a barulho. Então, procure deixa-lo mais distante dos alto-falantes.

 

  • Cuidado com os produtos químicos, como as espumas, pinturas e sprays. Eles devem ser atóxicos e sem substâncias que possam causar alergias ou intoxicações. Na dúvida, mantenha os bebês, principalmente os menores, longe desses produtos.

 

  • Segurem seus filhos, e quando eles já se deslocam sozinhos, procure identifica-los, costurando nas roupinhas o nome e contato. O ideal é estar sempre de olho e curtindo junto com os pequenos.

 

No mais, aproveitem muito o Carnaval com seus pequenos e, seguindo essas dicas, vocês terão momentos inesquecíveis juntos!!

Até semana que vem!!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens