Hoje em nossa coluna semanal vamos falar sobre a origem da lenda de que os gatos teriam sete vidas.
Acredita-se que a origem da lenda esteja na Idade Média, quando se imaginava que as bruxas se associavam aos gatos Existe uma versão que diz que as bruxas poderiam tomar o corpo do gato sete vezes ou nove vezes
Ninguém sabe ao certo. “O mais provável é que eles ganharam a fama por causa do seu sistema imunológico eficiente – já notou que é difícil gato ficar doente? – e por sua exímia agilidade, que lhes permite cair sempre de pé”. Esta lenda surgiu em decorrência da habilidade que esses felinos possuem para escapar de situações que envolvam risco à sua vida.
Mas por que sete e não outro número? O curioso é que a quantidade de vidas varia de uma parte do planeta para outra. Nos países de língua inglesa são nove, em vez de sete vidas. Os dois números têm um significado místico especial em diversas culturas e religiões. Na cabala, o sete é um dos algarismos de maior potência mágica e o nove não fica atrás, representando a vida e a abundância.
Ainda que seja impossível apontar a origem exata da lenda, acredita-se que ela esteja na Idade Média, quando se imaginava que as bruxas se associavam aos gatos, principalmente os pretos. Já os árabes e turcos nada tinham contra os gatos (Maomé vivia cercado deles) e seus provérbios falam em sete vidas. A partir de Portugal, o mito das sete vidas felinas logo chegou ao Brasil. Fato é que a lenda vai continuar de geração em geração, mas, apesar de muito charme, infelizmente nossos amigos peludos só vivem uma vez.
Boa semana a todos e até a próxima!
Atenciosamente,
Petshop Bichos da Mata
3079-4760