Rodrigo Donati: Comportamento dos pets diante a quarentena

Ficar em casa e ao mesmo tempo fazer seu cão ou gato gastar energia sem precisar ir para rua. Essa é a realidade de muitos proprietários de pets que podem manter o isolamento social neste período para conter o Coronavírus.

Tanto para humanos como para os animais, esse período pode ser aproveitado para estreitar a relação.

Mas, se os animais se comportam de maneira diferente, é bom prestar atenção para garantir que não há nenhum problema.

Diante de situações como essa, em que cães e gatos passam por mudanças em sua rotina, eles podem ficar estressados e isso levar a quadros de depressão nos pets. Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas que eles demonstram quando estão passando por momentos em que a saúde mental fica prejudicada.

1 – Orelhas caídas: No caso dos cães, quando a posição de suas orelhas muda e elas ficam mais tempo voltado para baixo, é preciso monitorar seu comportamento para identificar outros sinais de estresse.

2 – Miados em excesso: Quando os felinos mudam hábitos e começam a miar com mais frequência, pode ser um sinal de que não estão confortáveis com alguma situação e com níveis de estresse alterados.

3 – Vômitos, diarreia ou alergias: Caso surjam algumas destas alterações na saúde de cães e gatos e o Médico Veterinário não tenha encontrado causa aparente, é provável que eles estejam estressados.

4 – Perda de pelos: É comum os animais trocarem o pelo. Porém, quando a queda é excessiva, pode ser sinal de estresse e depressão nos pets

5 – Lambidas em grande quantidade: Gatos têm por hábito lamber a pelagem várias vezes no dia. No entanto, se eles ou os cães passam a fazer isso de forma repetitiva é preciso mais atenção. Afinal, qualquer mudança de comportamento pode ser o início de um quadro de estresse ou depressão.

6 – Comportamento agressivo: O estresse pode levar os animais a comportamentos mais agressivos. Entre eles estão rosnadas, mordidas e arranhões. Quando passam a acontecer repentinamente podem servir para ligar o alerta. Caso você identifique que seu cão ou gato apresenta algum dos sintomas acima, o primeiro passo é levá-los ao Médico Veterinário. Somente o especialista poderá fazer um diagnóstico correto e orientar sobre o melhor tratamento.

Mesmo com as restrições de circulação, atendimentos em clínicas e consultórios veterinários podem ser feitos. Sempre respeitando às orientações de higienização necessárias para evitar a contaminação pelo Covid-19.

Veja Também  Ross: O excesso de informações da internet é útil?

Boa semana e ate a próxima

Atenciosamente,

Petshop Bichos da Mataa

3079-4760

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens