Fala pessoal que acompanha a coluna Mundo Teen aqui no Portal do Andreoli, tudo certo?
Há um tempo estou atualizando aqui no portal a situação das vacinas contra a Covid-19 pelo Brasil e pelo mundo, e hoje, venho atualizar de como está a situação, a vacinação contra o Coronavírus em jovens e adolescentes de todo o Brasil.
No dia 15 de junho, o município de Betim (MG) começou a imunizar estudantes de 12 a 14 anos com o imunizante da Pfizer, mas a justiça mineira decidiu suspender essa vacinação, já que a vacinação não seguia o PNI (Plano Nacional de Imunizações)
A primeira cidade a vacinar oficialmente adolescentes contra a Covid-19 no Brasil foi a capital maranhense São Luís que começou a vacinação nessa terça-feira (13), imunizando jovens de 17 anos sem comorbidades, e já na quarta-feira foi a vez dos adolescentes de 16 anos.
Vale dizer, que nenhuma faixa etária de menores de 18 estão aprovados para vacinar no PNI, mas o ministro do STF, Gilmar Mendes, determinou nessa terça-feira ao Ministério da Saúde que avalie se há necessidade de incluir adolescentes de 12 a 18 anos no Plano Nacional de Imunizações.
Como eu já informei aqui no pra vocês na coluna Mundo Teen, até agora o único imunizante autorizado para ser aplicado em menores de idade pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o da Pfizer.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou que começará a vacinar nós jovens de 12 a 17 anos a partir de 23 de agosto
“Para se ter ideia da importância e do significado desta decisão, todos os jovens e adolescentes com mais de 12 anos até 17 anos estarão vacinados no estado de São Paulo até o dia 30 de setembro”, disse Dória. Na primeira etapa da vacinação, entre 23 de agosto a 5 de setembro, a prioridade será imunizar grávidas e adolescentes que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência.
“Começaremos a vacinação pelos os que mais precisam, o que reforça a segurança não só de cada um destes adolescentes que serão imunizados, mas de suas famílias, colegas de escola e grupos de amigos que tanto fortalecem o senso de identidade e pertencimento”, frisou Regiane de Paula, Coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização)
E a vontade de se vacinar é tanta que eu até já fiz o meu pré-cadastro
E a cidade do Rio de Janeiro avalia adiantar a vacinação de adolescentes a partir de 12 para agosto desse ano.
Enquanto isso, no Rio Grande do Sul a vacinação pra nossa faixa etária já foi liberada, e com isso, municípios como a cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre já começou a vacinar os jovens.
“Mesmo antes do aval do Ministério da Saúde, nós nos adiantamos e começamos o cadastro para organizar o serviço para imunização das crianças. Isso é uma decisão de governo”, diz o prefeito Ary Vanazzi em entrevista ao G1/RBS TV
E você, também está ansioso para se vacinar?
Deixe aqui nos comentários!!
Até mais!!
Arthur Gimenes
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo