Arthur Gimenes: Chaves fora do SBT, entenda essa história

Fala pessoal que acompanha a coluna Mundo Teen aqui no Portal do Andreoli, tudo bem?

Bom, como vocês viram no título, hoje a matéria é triste, após 36 anos de exibição no SBT, “Chaves” e todas as séries de “Chespirito” foram retiradas do ar da emissora de Sílvio Santos e também de outras no Brasil e em toda América Latina. Primeiro vamos entender o que aconteceu.

A famosa série mexicana, “Chaves”, originalmente “El Chavo del Ocho”, uma produção e exibição da mexicana Televisa que fez e ainda faz um baita sucesso no Brasil foi retirada do ar do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) do Grupo Sílvio Santos, Multishow do Grupo Globo entre outras emissoras de toda a América Latina.

Segundo a imprensa mexicana, a família do ator e o canal Televisa não chegaram a um acordo sobre os direitos da série.

Leia abaixo uma nota publicada pelo SBT:

São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.”

Florinda Meza, que interpretava “Dona Florinda” e é viúva de Roberto Bolaños, criador e protagonista do “Chaves” que morreu no final de 2014, se pronunciou no Instagram, ao ficar sabendo da triste notícia:

O que eu acho que o programa Chespirito parar de transmitir? Embora eu não tenha nada a ver com isso porque inexplicavelmente não fui convocada para as negociações, acho que agora, quando o mundo precisar de mais diversão, isso será um ataque às pessoas. Além disso, isso vai contra seus próprios interesses comerciais, porque neste momento queremos ver tudo o que nos lembra um mundo melhor. Chespirito já é um programa de culto. Faz parte do DNA dos latinos, nós o carregamos na memória genética. Fingir cortá-lo é um movimento imprudente.

É triste ver como em sua própria casa, que você deu milhões de dólares, é onde você é menos valorizado. Eu nunca pensei que isso aconteceria comigo, mas pela primeira vez eu encontrei um motivo para dizer o quão bom meu Rober não é neste mundo! Esse ato incompreensível chuta sua memória e o que ele mais respeitava: o público. Talvez alguns executivos sem visão queiram apagá-lo, mas no coração e na memória dos mocinhos que sempre o seguiram, ele estará mais vivo do que nunca. Verdade que sim?”

Chaves com certeza vai fazer muita falta nos começos de tarde do SBT, no entanto ficará aguardado memórias e lembranças em nossos corações,

Até semana que vem!

Imagem: adaptação/ reprodução Televisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens