Arthur Gimenes: Você tem planos para o futuro?

Fala pessoal que acompanha a coluna Mundo Teen aqui no Portal do Andreoli, tudo certo?

“Filho (a), o que você quer ser quando crescer? ”

Tenho certeza que você já ouviu e respondeu essa pergunta de seus pais, familiares e amigos.

O que você quer ser “quando crescer”? Qual é seu sonho de carreira? Você tem planos para o futuro?

É sobre isso que vou falar hoje com vocês.

Eu sempre soube o que eu queria fazer.

Desde pequeno, indiretamente sem saber, consumia muito conteúdo jornalístico, e gostava.

Como eu sempre soube o que eu iria fazer da minha vida, a carreira que eu seguiria, o jornalismo, comecei consideravelmente bem cedo na profissão a pouco tempo, em 2019 na TV Cultura Paulista e Morada FM, mas na época eu tinha apenas 11 anos e já sabia que aquilo ali era o meu lugar.

Desde então, fui convidado a dar entrevistas, participar de programas em rede nacional, como foi o caso na Record News e contei um pouco da minha história para região para a EPTV, afiliada à TV Globo.

Enfim, meu currículo não vem ao caso, mas é só para todos entenderem que eu sempre soube o que eu queria fazer, e faço, mas vale lembrar que não são todos os jovens que sabem desde cedo em que profissão querem seguir.

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pelo CPS (Cedaspy Professional School) em um evento da CIEE, 60% dos jovens brasileiros ainda possuem duvidas em relação ao futuro profissional.

Segundo a mesma pesquisa, 40% desses jovens, possuem dúvidas entre áreas completamente diferentes.

Eu tenho muitos amigos que ainda não sabem o que querem fazer, em que área seguir, o que a pessoa gosta ou não.

E vamos falar a verdade, na hora do vestibular, se a pessoa não souber o que quer fazer fica difícil.

Mas também não culpo meus amigos, ou jovens que ainda não sabem onde querem ingressar nos estudos e no mercado de trabalho, porque a escola também não incentiva muito.

Lembro até hoje de um episódio que me ocorreu, em que algumas salas da minha antiga escola estavam indo para uma feira de conhecimentos de uma universidade privada da cidade.

Adendo: acho que a única coisa que as escolas andam fazendo para seus alunos descobrirem sua área, é levando para feiras do conhecimento de universidades e faculdades.

Seguindo a história, eu pedi previamente para a diretora se eu podia acompanhar, até porque a manhã toda praticamente estava vaga, sem aula e apesar de eu já saber o que eu quero, eu queria saber um pouco sobre as outras áreas também.

A resposta? Que não, só o colegial poderia ir.

Eu fiquei “puto”, porque é por essas atitudes que diversos estudantes não sabem o querem fazer, e acabam nem prestando o vestibular.

Na minha visão é um trabalho conjunto, a escola tem que incentivar os alunos desde cedo à procurarem sua área, e os alunos também possuem o dever de ler, pesquisar sobre a sua paixão profissional, e assim planejarem o que querem para o futuro.

Hoje em dia, vemos muitos jovens ingressarem em cursos técnicos, que na minha visão ajudam muito aos jovens e adolescentes escolherem a sua área.

A minha dica é que para descobrir a sua área, estude, assista a palestras de alguma área que você se interesse e vá descobrindo ao longo do tempo.

E você, já sabe o que quer fazer, tem planos para o futuro? Deixe aqui nos comentários.

Até mais!

Arthur Gimenes

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem:  Pixabay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens