Reformando sua mobília do seu jeito

Nos tempos atuais, tão difíceis para todos, muitas pessoas têm me perguntado como fazer uma reforma em sua decoração interior, sem gastar muito.

Eu, como engenheiro civil e artista plástico, já tive diversas experiências na customização de móveis e ambientes, onde a criatividade e a inovação nas técnicas de pintura e revestimento podem ser aliadas na realização de verdadeiras recriações, a custos bem acessíveis. Então, resolvi dividir estas ideias com nossos leitores.

A primeira situação é quando dispomos de uma mobília já desgastada pelo uso, mas que, entretanto, se adapta bem aos espaços a que se destinam.

É o caso desta penteadeira, cujo visual é antigo e sem conexão com uma decoração mais contemporânea. A opção encontrada, neste caso, foi uma repintura e a renovação de suas ferragens, dando uma aparência completamente nova e cheia de energia, inserindo um pequeno banco de patchwork que deu um charme especial.

penteadeira-antes-e-depois

Outras mobílias se veem renovadas apenas com uma repintura, como é o caso da cômoda mostrada a seguir.

beforeafter99

Algumas técnicas mais elaboradas de pintura podem conferir um aspecto bem diferente a móveis de apoio, tais como este criado mudo, restaurado em pátina.

criado-mudo-em-patina

Ou então a técnica de revestimento com espelho, que, embora mais tradicional, oferece um resultado de aspecto clean e bem moderno.

movel-espelhado

Uma técnica que tem sido bastante utilizada na modernização de mobílias diversas é o revestimento com papel de parede, ou ainda revestimento vinílico colante, e ainda a aplicação de tecidos estampados, derivando um pouco da técnica de patchwork, tão apreciada pelos mais jovens. O resultado é incrível, e dependendo de sua criatividade pode se transformar numa técnica que pode ser aplicada em todos os ambientes da casa. Vejam esta cômoda:

safari-drawers

Bem, qualquer que seja a técnica, o importante é renovar. Qualquer sugestão ou dúvida, rogerio.romanek@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens