Rodrigo Donati: Antipulgas transdermal X comprimidos?

antipulgas

Hoje em nossa coluna vamos abordar um tema que causa muita dúvida nos proprietários principalmente os que decidiram ter um pet pela primeira vez. O uso de um ectoparasiticida externo, hoje temos no mercado diversos medicamentos tanto de uso transdermal ou as famosas pipetas e mais recentemente surgiram a opção de comprimidos orais, já de cara o que podemos falar é que ambos têm resultados muito bons desde que a escolha seja feita por um laboratório idôneo.

Tomando esse primeiro cuidado sobre o laboratório devemos levar em consideração a região onde o pet vive, por exemplo se a área for no litoral por exemplo, o ideal é que a escolha seja por um princípio ativo que apresente efeito repelente para mosquitos, no caso de áreas onde sabemos ter uma maior incidência de carrapatos vamos optar pelo uso de produtos que sejam eficazes em uma maior variedade de espécies dos mesmos, outro cuidado que devemos tomar na escolha do princípio ativo são nos casos de cães das raças colllies old english sheepdog, pastores de shetland e seus mestiços, essas raças são sensíveis a ivermectina que pode estar presente em alguns produtos.

Agora escolhido o produto o modo de administração do mesmo ficará a critério do proprietário, os comprimidos são de uso mensal ou trimestral o que acaba facilitando no cotidiano do mesmo, principalmente nos casos de animais alérgicos a picada de pulga onde se faz necessária uma prevenção rigorosa dos ectoparasitas.

Um hábito muito perigoso e infelizmente comum é do proprietário que tem 2 ou mais animais adquirirem um produto para o peso maior e fracionar principalmente comprimidos, isto é contra indicado pois o mesmo é homogeneizado por igual, e o risco de administrar uma superdosagem para um cão é muito maior, portanto na escolha do comprimido, a administração deve ser realizada para cada animal conforme o peso. O mesmo vale para o uso de pipetas transdermais, devem ser utilizadas uma em cada animal, e tomando se o cuidado pois alguns produtos são contra indicados para gatos. Portanto, na hora da compra o ideal é informar o estabelecimento ou ver as informações do fabricante com cuidado.

Veja Também  Arthur Gimenes: Expectativas para o “novo” Ensino Médio

O uso de transdermais ou comprimidos portanto não apresentam diferenças quando usados corretamente, vale a cada um encontrar qual se encaixa em sua rotina.

Boa semana a todos e até a próxima.

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens