Hoje na coluna abordaremos uma doença muito associada aos gatos, a toxoplasmose.
Em uma rápida explicação esta doença é causada por um parasita chamado toxoplasma gondi, no qual tem os felinos tanto domésticos como silvestres seus reservatórios para a forma final do parasita a qual é a causadora da doença, um dos principais motivos desta zoonose ser comumente conhecida como doenças dos gatos.
Isso não quer dizer que os gatos sejam culpados diretamente por uma pessoa contrair a mesma ou que proprietários de mascotes felinos devam se privar da companhia dos mesmos com medo de contrair esta doença, visto que na maioria dos casos de infecção a mesma ocorre pela ingestão de água contaminada, ou pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas ou mesmo verduras e legumes não higienizados corretamente.
Felinos abandonados e ou não domiciliados são uma fonte importante de contaminação do meio ambiente, devido ao seu comportamento predatório no qual podem se contaminar com as formas iniciais do parasita em seu trato digestivo.
Como forma de prevenção desta doença é importante que, no caso de proprietários de gatos, mantenham seus animais domiciliados e vermifugados. Em especial mulheres grávidas e ou pessoas imunodeprimidas é fundamental o cuidado de usar luvas quando realizarem a higienização das caixas de areia de seus mascotes e sempre que possível o uso de álcool em gel para as mãos. E para todos evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas principalmente quando não se souber a procedência da mesma, lavar bem hortaliças e legumes na hora do consumo.
Ao se manter essas práticas simples reduzimos a quase zero a chance de contaminação por esta doença.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760