Rodrigo Donati: Qual a dieta ideal para seu pet?

dieta

Hoje teremos como tema de nossa coluna semanal as dietas, mas por ser um tema muito longo abordaremos o mesmo em duas semanas. Hoje falarei sobre as dietas comerciais, rações secas e úmidas e na próxima semana sobre a nova moda das dietas naturais.

 

Existem hoje no mercado diversas marcas de rações, o que se por um lado pode ser muito útil por outro pode muitas vezes dificultar a vida dos tutores. Não entrarei no mérito de julgar quais marcas são melhores ou piores, o que farei será dividi-las em classes, as quais provavelmente facilitarão a escolha.

 

As rações podem ser classificadas basicamente em 4 grupos: as de combate, a premium, as premium especiais e as super premium. E o que as difere? A qualidade da matéria-prima envolvida em sua produção, o que irá influenciar entre outros pontos na absorção dos nutrientes pelos pets.

 

Rações premium especiais e super premium utilizam em sua composição matérias-primas mais nobres, proteínas de origem animal que têm uma maior digestibilidade, e por esse motivo tendem a ter seus custos mais elevados. E entre as super Premium vemos que algumas diferenciam-se por não utilizarem produtos com origem transgênica e a diferenciação por raças, porte e idade, algo que pode ser muito vantajoso, visto que algumas raças podem sim apresentar diferentes necessidades nutricionais assim como cães de porte pequenos apresentam necessidades diferentes de um animal de porte grande.

 

Entre as rações comercias temos uma outra vertente que é a das dietas úmidas que, por uma questão cultural em nosso país, são consideradas erroneamente como petisco e não alimento. Estas podem sim ser a fonte principal da alimentação do seu pet, se assim desejar, o único inconveniente no caso seria na questão do custo que, sem dúvida, acaba sendo muito elevado quando comparado a uma dieta seca. Porém, em alguns casos, podemos introduzir a dieta úmida substituindo uma refeição da dieta seca pela mesma no caso de animais que não se alimentam bem, nos casos de animais convalescentes e naqueles casos onde o pet não ingere uma quantidade suficiente de água principalmente em dias mais frios.

Veja Também  Rodrigo Donati: Terapias alternativas

 

Feitas essas divisões uma sugestão é que se escolha uma dieta que não comprometa o orçamento familiar e que sempre que possível tente investir em uma ração de qualidade melhor no primeiro ano de vida de seu pet, período esse que ele apresentará o maior desenvolvimento corporal.

 

Semana que vem continuaremos com as dietas naturais. Boa semana a todos.

 

Petshop Bichos da Mata

3079-4760

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens