Na coluna de hoje vamos abordar uma doença que talvez não seja muito conhecida por todos, porém pode ser letal para os mascotes.
Estamos falando da dirofilariose ou também conhecida por doença do verme do coração. Ela é causada por um verme a dirofilaria imittis que tem como seu agente vetor um mosquito comumente encontrado em áreas litorâneas. Após a picada, o mosquito inocula microfilárias que migram da corrente sanguínea para o coração, onde se alojam e terminam seu desenvolvimento.
Umas das dificuldades dessa doença é que na maiorias dos casos os animais contaminados não apresentam sinais clínicos, o que acaba retardando muito seu diagnóstico. Sinais clínicos como perda de apetite, apatia, aumento de volume em região abdominal, tosse, associados a ida do pet a áreas endêmicas devem ser relatados ao veterinário a fim de que se possa descartar essa doença. O diagnostico pode ser feito através de exames de sorologia e RX.
A prevenção desta doença se faz pelo uso de medicamentos orais, coleiras e repelentes pour on sempre que o proprietário levar seu mascote para áreas de risco. Existe hoje um medicamento injetável de longa duração muito útil para aqueles animais que vivem em áreas de risco ou mesmo os que os proprietários viajam muito para as mesmas.
O tratamento se faz pelo uso de medicamentos e em alguns casos mais graves intervenções cirúrgicas a fim da remoção dos parasitas.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760