Rosângela Andrioli: A importância da culinária para os italianos

Esta semana vimos na mídia um artigo falando sobre a importância da alimentação para os italianos [http://www.repubblica.it/economia/2017/03/20/news/italia_salute] .

Realmente para os italianos o comer bem é primordial e acredito que também para seus descendentes.

Em uma família italiana, aos domingos é obrigatório todos à mesa para o almoço.

Lá em casa também era assim. Tinha sempre um amigo ou parente para almoçar na casa de minha mãe. Sentávamos e ficávamos por horas conversando sobre tudo, rindo, vendo fotografias, ouvindo histórias e até mesmo discutindo.

Como uma boa matriarca, ela se preocupava cuidadosamente com nossas refeições e ficava muito chateada quando não nos alimentávamos bem, segundo sua opinião. Lembro-me muito bem de um episódio divertidíssimo onde ela havia discutido seriamente com meu pai. Muito nervosa e com muita seriedade, decidiu que o mandaria embora de casa, mas antes faria uma sopa pois ele não havia se alimentado. Rimos muito… bem longe dela, claro. E como o previsto, a sopa foi preparada e meu pai continuou morando no mesmo lugar.

Sim. Somos exagerados, mas proporcionalmente amorosos.

Este vídeo no youtube mostra de uma maneira divertida, um pouco deste exagero. Neste caso, elas abrem mão até do “príncipe encantado”, exceto se ele souber cozinhar bem…

Gostaria de relembrar estes momentos em família e poder explicar com clareza o que significaram e o que estava envolvido ali, além das receitas maravilhosas ensinadas pelas avós (nonnas), bisavós. Parecia que cada uma delas contaria uma história diferente, de alguém que estaria sendo representado e lembrado, como um livro repleto de boas surpresas.

O ritual do almoço aos domingos das famílias italianas, comprova o que afirmam alguns estudiosos. Quando “somos alimentados”, nos é conferido um poder sentimental duradouro, ou seja, aprendemos a gostar de algo ou de alguém, e o lugar onde crescemos e as pessoas com quem convivemos ajudam a criar a nossa identidade cultural.

Veja Também  Fabiane Cruz: Autoestima e relacionamentos

As reuniões com boa comida e um bom vinho são na verdade uma oportunidade de aprendizado. Aprendemos a respeitar a cultura de nossas gerações passadas com todo o direito de se emocionar, apreciar, degustar.

Por isso, quando um italiano te convidar para almoçar ou jantar em sua casa, tenha a certeza que ele estará te dizendo nas entrelinhas, que você é bem vindo e pode contar com ele. Além de estar bem alimentado, você sentirá a sensação de que não estará mais sozinho.

Loading

Respostas de 4

  1. Realmente falar em família italiana nos remete a reunião da dela em volta da mesa para comer, muitas alegrias e conversas. Convivi muito com a família italiana de uma grande amiga e fui em muitos almoços na casa dos avós dela. Para melhorar, o avô era chef de cozinha, então imagine! Quanto ao vídeo, divertidíssimo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens