Sônia Pezzo: Santo André

Antigamente chamada de Vila de Santo André da Borda do Campo, o município de Santo André foi fundado em 1553 por João Ramalho que se uniu a uma índia de nome Bartira, filha do cacique Tibiriça e tornou-se governador da vila.

Em 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor. Em 1560, devido as rivalidades entre os padres jesuítas de Piratininga e o alcaide, além dos conflitos com os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá decidiu transferir a vila para os campos de Piratininga, onde, desde 1554, já se localizava o Colégio de São Paulo – erguido no atual Pátio do Colégio.

O povoado que viria a constituir a cidade de Santo André surgiu com a inauguração da estação de trem São Bernardo, da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em 1867.
Atualmente esta estação é denominada como Prefeito Celso Daniel – Santo André

Em 1889, a freguesia de São Bernardo se emancipa de São Paulo, tornando-se um município que abrangia todo o território da Região do Grande ABC, que corresponde a Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O nome “Santo André” ressurge em 1910, com a criação de um distrito às margens da São Paulo Railway ou Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

A Economia da região foi marcada pela indústria metalúrgica e montadoras automobilísticas.

Entre as diversas atrações de Santo André, como museu, parques, bares e restaurantes, a cidade conta ainda com uma associação voltada ao estudo e à divulgação de várias espécies de orquídeas e é a principal organizadora do Festival de Flores de Santo André, que faz parte do calendário de festividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Veja Também  Marina Aidar: Desvio produtivo do consumidor

Santo André possui hoje aproximadamente 720.000 habitantes.

Loading

Respostas de 12

  1. Que linda escrita a da Sônia! Consegue trazer um contexto histórico de maneira romântica e instrutiva. Publique e repasse por aí porque pode ser referência para conhecimento das crianças, na escola, sobre a história da cidade onde moram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens