A divisão em sete perfis de estilo foi desenvolvida pela renomada consultora americana Alyce Parsons, que publicou nos anos 1990 as obras Universal Style: Dress for Who You Are and What You Want (Estilo universal: vista-se de acordo com o que você é e com o que você quer) e What’s my style? (Qual é o meu estilo?). Adotada nas grandes escolas de moda, como as nova-iorquinas Parsons School of Design e Fashion Institute of Technology, propagou-se pelo resto do mundo e até hoje é uma referência muito forte. Assim como o conceito do capsule wardrobe, do qual falarei mais à frente, trata-se de uma excelente ferramenta para organizar da melhor forma o que funciona para o guarda-roupa de cada um.
Essa é uma concepção que, como quase todas no universo da moda e do estilo, está muito desenvolvida no que diz respeito às mulheres. Já no que se refere aos homens, é quase impossível encontrar literatura sobre esse assunto; a própria Alyce Parsons escreveu um livro sobre o tema em 1993, Universal Style for Men (Estilo universal masculino), esgotado há décadas, inclusive no exterior.
Minha experiência como consultor levou-me a adaptar esses princípios à nossa realidade e às necessidades específicas de meus clientes homens. A divisão em perfis segue válida nos dias de hoje, mas o que aplico no trabalho com eles é um desenvolvimento das referências de Ms. Parsons, somado à e minha visão do tema.
A lista original apresenta os seguintes perfis:
Criativo
Elegante
Esportivo
Romântico
Sexy
Tradicional
Urbano
A divisão em sete tipos não significa que estejamos presos a apenas um deles. Alguns consultores, inclusive, dividem-nos em dois grupos, acreditando que nascemos com um estilo básico e, ao longo da vida, podemos desenvolver afinidade por um ou dois outros. Não concordo, porém, com essa subdivisão, mesmo entendendo que podemos, sim, trazer características de mais de um estilo.
Vamos, então, entender como usar as diretrizes dos sete estilos para o melhor aproveitamento de suas compras e criação de um repertório adequado para o seu guarda-roupa. Abordaremos um a um, explicando suas particularidades e fornecendo exemplos de homens que servem de referência a cada um deles, incluindo o que acrescentei a partir de minha experiência.
Romântico: homem de estilo romântico
São homens carinhosos. No trato social, caracterizam-se por serem gentis e cavalheirescos, além de solidários, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.
Geralmente têm cabelo comprido e adoram uma gola alta (rolê) no inverno.
Sua vestimenta tende para peças entre o casual e o rústico, como camisas tipo bata, com padrões florais e de materiais como o linho, calça de prega, soltas ou de amarrar, chinelos de couro e chapéu Panamá.
Gostam de polo em cores claras e pastel.
Os acessórios são discretos mas detalhados, com elementos retrô, e a escolha de cores demonstra leveza, com pouco contraste. A pulseira de madeira é um dos preferidos, além das heranças de família.
Palavra-chave: aberto
Exemplo: Johnny Depp
Na próxima semana vamos falar de outro estilo!