Giordanna Galvan: Ano Novo

Feliz Ano Novo! Felicidade, amor e paz a todos!

Como você está? Ainda com aquela vibração de dias atrás?

O início do ano é um lindo momento para refletir, pensar em tudo que vivemos, agradecer, renovar e definir novas metas.

Por que será que não fazemos isso todos os dias? Olhar, sentir, aprender com o que aconteceu e querer fazer melhor, ser melhor.

Imagine sentir gratidão por cada vivência. Imagine ver tudo como oportunidade para o seu ser, a vida seria mais rica e bela, não?!

A festa de Ano Novo também é chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que, em francês, significa despertar.

Aqui no Ocidente essa cultura começou no Império Romano, Júlio César fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C e dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões, dos começos e fins, que tinha duas faces, uma olhando para trás e outra para frente, daí vêm o nome o mês de janeiro.

É uma das festas mais barulhentas do mundo porque em antigas tradições orientais, os maus espíritos se afugentam com ruídos altos.

O réveillon mais conhecido no Brasil é o da Praia de Copacabana que já chegou a receber 2,8 milhões de pessoas.

Foto Reveillon Copacabana- Créditos Diário do Rio

Os fogos de artificio cobrem o céu por volta de 15 minutos e em alguns anos foram sincronizados com música. Nesse ano foram dez balsas com 14 toneladas de fogos para o show pirotécnico. É de deixar a gente de boca aberta, um espetáculo indescritível.

Tudo teve início na década de 80 com a cascata de fogos do Hotel Meridien e desde então a princesinha do mar se tornou a local oficial para a queima de fogos mundialmente conhecida.

Foto Meridien – Créditos Site Copacabana

Antes da pandemia eram oferecidos shows com palcos em diferentes locais na praia, trazendo artistas famosos, escolas de samba ou DJs de renome. Para quem tinha pique a programação começava a partir das 19hs do dia 31 de dezembro e via até as 3hs da manhã do dia 01.

Os hotéis ficavam lotados, quiosques e cruzeiros produziam grandes festas com ceias e vistas privilegiadas, mas a grande multidão passava sentindo o pé na areia.

É tudo bem estruturado, é restrita a circulação de carros de passeio sem autorização ou comprovante de residência durante grande parte da noite.

A Avenida Atlântica é tomada só por pedestres. Eram vendidos os bilhetes do metrô com hora marcada para o acesso à Copacabana e para o regresso depois da meia noite, mas aí com horário livre.

A praia parece um tapete branco com milhares de pessoas vibrando com entusiasmo desse momento.

Muitos pulam sete ondinhas, e agora, convido você a imaginar a água do mar tocando seus pés e seu coração fazendo aquele pedido.

Outros oferecem flores ao mar, num gesto de gratidão. Como a agradecer é revitalizante, né?!

São tantos abraços, trocas de olhares e sorrisos, mesmo entre pessoas desconhecidas, desejando ao outro a felicidade, paira um sentimento lindo!

É um evento gigantesco onde milhões de pessoas se enchem de esperança para o ano que se inicia.

Foto Fogos De Artificio Copacabana – Créditos Agência Brasil

Seu peito fica cheio alegria, seus olhos resplandecem extasiados com os fogos de diversas cores e formatos que cobrem o céu de Copacabana, algo que não se esquece jamais.

Independente como foi a forma que iniciou o ano te convido agora a fechar seus olhos, respirar fundo e trazer para si o que mais te motiva, o que faz seus olhos brilharem e seu coração pulsar.

Que possamos manter a força da convicção desse momento para todo o ano!

Giordanna Galvan

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem de capa: Prefeitura do Rio de Janeiro

4 respostas

  1. Eu conheço a Giordanna de longas datas. Ela é tudo isso e muito mais. Estar com ela e um prazer sempre. Estou adorando cada texto porque sei o quanto está profissional do turismo tem a nos entregar.
    Valeu Gio, excelente texto sobre muito do que eu não sabia.
    Bjs

  2. Eu conheço a Giordanna de longas datas. Ela é tudo isso e muito mais. Estar com ela e um prazer sempre. Estou adorando cada texto porque sei o quanto está profissional do turismo tem a nos entregar.
    Valeu Gio, excelente texto sobre muito do que eu não sabia.
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens