Não dá para dizer que esse não é o confronto mais esperado da edição 2017/18. Sim, é. Para muitos, franceses e espanhóis deveriam se encontrar na grande final. Mas o destino quis colocá-los, antes, frente a frente. Para dois duelos de arrepiar. Pelo investimento, o Paris Saint-Germain desperta os olhares mais “revolucionários” de quem gosta do bom futebol. Pela conjunto, o Real Madrid arrebanha os mais conservadores. Não por acaso, ficou com três dos últimos quatro títulos da liga dos Campeões da Europa.
O confronto vai expor dois elencos milionários, dois grupos de atletas de sucesso na profissão e dois gigantes do mundo da bola. Todos sabemos o peso e a responsabilidade de Cristiano Ronaldo, o fenômeno português e de Neymar, a esperança brasileira. E é neles que as atenções ( e cobranças ) vão estar centralizadas.
Quanto vai pesar uma eliminação para Cristiano Ronaldo se o Real Madrid for eliminado ? Pode até ser um prenúncio de uma relação extrememos vitoriosa ao longo dos anos. Dizem que o ciclo de Cristiano em Madrid já está com os dias contados. Se esse confronto for desfavorável …
Se o eliminado for o Paris Saint-Germain, Neymar irá adiar o sonho de se transformar em melhor jogador do mundo. Abriria as portas para os velhos rivais de tantas jornadas: o próprio português e o argentino Lionel Messi.
No caso de Neymar, vejo ainda um outro risco: temos uma copa do mundo pela frente. Como nosso camisa 10 poderá reagir em caso de um tropeço neste sonho que não é apenas francês ?
Dia 14 de Fevereiro em Madrid. Dia 06 de Março em Paris. A Liga dos Campeões da Europa não será a mesma depois desses 180 minutos, e um pouco mais. Paris e Madrid, também não. Assim como França e Espanha. Muito menos, Cristiano Ronaldo e Neymar que são de outras bandeiras, mas representam muito para essas potências.
Vamos aguardar. E torcer, é claro.